Volvo contrata 300 funcionários
Volvo contrata 300 funcionários

O ano de 2019 será especial para o Grupo Volvo, que está expandindo sua operação no Brasil. A empresa começou o ano contratando 300 novos funcionários, aumentando o segundo turno de caminhões e ampliando em mais R$ 250 milhões os investimentos até 2020. “Nossa decisão de novos investimentos e contratações é resultado dos sinais consistentes de retomada da economia e da expectativa de um aumento de cerca de 30% no mercado total de caminhões no Brasil”, declara Wilson Lirmann, presidente do Grupo Volvo América Latina. O segmento de ônibus também mostra bons indicadores de melhora no País.

Os R$ 250 milhões que serão investidos até o final de 2020 são um volume adicional ao total de R$ 1 bilhão que o Grupo Volvo está investindo no período de 2017 a 2019. “São novos recursos para todos os negócios da marca no Brasil: caminhões, ônibus, equipamentos de construção e motores marítimos e industriais, na pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e serviços”, explica o presidente.

A previsão do Grupo Volvo é que a economia continue se recuperando e que as vendas de caminhões acompanhem esse ritmo. O maior complexo industrial da marca no continente está localizado em Curitiba, no Paraná, onde a Volvo produz caminhões pesados e semipesados, ônibus rodoviários e urbanos, motores, cabines e caixas de câmbio. A empresa também tem um fábrica de equipamentos de construção em Pederneiras, interior de São Paulo.

Segundo turno na linha de caminhões
Segundo turno na linha de caminhões

Caminhões

A Volvo encerrou 2018 entre os líderes no Brasil e na América Latina no segmento de caminhões pesados. Um dos destaques da marca foi mais uma vez o excelente desempenho do modelo FH 540cv 6×4, que, com 4.114 unidades emplacadas no Brasil em 2018, tornou-se o caminhão mais vendido em todos os segmentos. A Volvo também foi a marca que mais cresceu na área de semipesados, com uma elevação de 66% de vendas no período. Levando-se em consideração todos segmentos em que atua, acima de 16 toneladas, a Volvo registrou o maior crescimento entre todas as marcas, com um aumento de 79% em relação a 2017, o equivalente a 10.642 unidades.

Serviços Financeiros

Braço financeiro do Grupo Volvo, a Volvo Financial Services apresentou mais um bom resultado no País em 2018, registrando um crescimento de 83% na carteira de financiamentos. O Banco Volvo manteve sua excelente posição de ser o principal responsável pelo financiamento dos clientes no País, com uma participação de cerca de 40% das vendas em 2018.

A Volvo teve um excelente resultado no segmento de caminhões pesados no Brasil, comercializando 9.138 veículos em 2018, 81% a mais que o registrado no ano anterior. O FH 540cv 6×4 também teve um ótimo desempenho no período, ao conquistar uma dupla vitória: segundo informações da própria companhia, o modelo ficou em primeiro lugar no ranking dos pesados e ainda foi o caminhão mais vendido no Brasil e na América Latina, considerando todas as classes.

“A Volvo se consolida mais uma vez como a melhor opção em transporte comercial no Brasil”, declara Wilson Lirmann, presidente do Grupo Volvo América Latina. Ele lembra que a Volvo tem uma participação de 26,3% no País, mais de um quarto do mercado total na categoria de pesados. “O desempenho do pesado Volvo FH, o caminhão mais vendido do continente, mostra o quanto nossa marca tem alto reconhecimento em todos os segmentos. Estamos muito orgulhosos em entregar o melhor caminhão nesse momento de retomada do mercado de transportes no País”, diz o executivo.

“Nossos caminhões são reconhecidos principalmente por sua grande disponibilidade, baixo consumo de combustível e alta tecnologia. O crescimento das vendas é um reflexo direto destes atributos e dos benefícios deles na redução do custo operacional”, comemora Alcides Cavalcanti, diretor comercial de caminhões Volvo. Muito procurado para operações de longa distância, o líder de vendas FH 540cv 6×4 teve 4114 unidades emplacadas, segundo dados do Renavam.

FH 540 6x4, caminhão pesado mais vendido do Brasil
FH 540 6×4, caminhão pesado mais vendido do Brasil

América Latina

O Brasil tem o maior mercado de caminhões pesados da América Latina, mas a Volvo também se destaca em outros países, como o Peru, onde a marca é líder absoluta neste segmento, com 27,9% de market share (1.215 caminhões pesados). A Volvo ainda tem boa performance nos mercados argentino, com 19,1% de participação (1.122 caminhões pesados) e chileno, com 17% do total (1.060 caminhões pesados).

A Volvo também foi uma das marcas que mais cresceram no segmento de semipesados acima de 16 toneladas de PBT (Peso Bruto Total), com uma expansão de 66% nas vendas, um resultado bastante superior ao desse segmento no Brasil, que aumentou 32% na comparação com o período anterior. O VM, modelo da Volvo nesta categoria, teve um crescimento constante ao longo do ano, e no último trimestre atingiu uma participação de mercado de 10%. Os dados foram divulgados pela fabricante.

Segmento fora de estrada

No segmento fora de estrada, a marca tem 46% de participação. A Volvo também cresceu em market share no transporte fora de estrada pesado, com uma elevação de 55%.

A Volvo teve ainda um excelente resultado em seminovos, com a consolidação de sua  rede de comercialização de veículos. Por meio de uma plataforma digital única, o site seminovosvolvo.com.br, foram vendidos mais de 1,3 mil caminhões seminovos em 2018.

Volvo Financial Services: crescimento recorde em financiamentos
Volvo Financial Services: crescimento recorde em financiamentos

A área de pós-venda foi um dos principais focos da marca, sempre com o objetivo de melhorar ainda mais a satisfação dos transportadores. Um dos destaques do pós-venda foi o excelente resultado no ano de estreia do primeiro e-commerce de peças de fábrica do País, com um crescimento de vendas contínuo a cada mês. Outra importante iniciativa foi o aumento da oferta das “Peças clássicas Volvo”, visando atender caminhões acima de cinco anos com a qualidade e a segurança das peças genuínas Volvo.

No atendimento de serviços, a MIV (Manutenção Inteligente Volvo) apresentou um aumento de mais de 180% nos agendamentos das manutenções dos caminhões nas concessionárias espalhadas pelo Brasil. São quase seis mil caminhões conectados à MIV, proporcionando aos transportadores um menor tempo parado nas oficinas e maior disponibilidade do veículo.

 

Por: Redação Na Boléia

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.