Volvo Ocean Race começa na Espanha

Data: 06 de outubro de 2014
Postado em: Esporte

Volvo Ocean Race - foto: Carmen Hidalgo

A Volvo Ocean Race começa no próximo sábado, 4 de outubro, em Alicante, na Espanha. Sete equipes participam da regata, um dos maiores eventos esportivos do mundo. A parada brasileira será em abril, em Itajaí, Santa Catarina, pela segunda vez consecutiva.

Na última edição da competição, realizada de 2011 a 2012, o porto da Volvo Ocean Race em Itajaí foi um dos mais movimentados em todo o evento, reunindo mais de 250 mil visitantes durante o período em que a Vila da regata permaneceu aberta na cidade catarinense. “Foi um sucesso enorme. A comunidade local e regional se envolveu bastante com o evento”, declara Solange Fusco, gerente de comunicação corporativa do Grupo Volvo Latin America.

“A vela é um esporte ambientalmente correto, com muita familiariedade com os valores fundamentais da Volvo, que são a qualidade, a segurança e o respeito ao meio ambiente. E também reúne outros atributos como ousadia, espírito de equipe, coragem e determinação, sentimentos bastante valorizados no mundo corporativo em todos os lugares onde a Volvo atua”, diz a executiva. “É uma das competições esportivas mais vistas em todo o mundo e o mais importante investimento do Grupo Volvo na imagem institucional da marca”, complementa  Roger Alm, presidente do Grupo Volvo América Latina.

Itajaí

A Vila da regata em Itajaí será aberta em 4 de abril de 2015. A In-Port Race, disputa interna entre os veleiros e que também faz parte da competição, será realizada em 18 de abril. A partida dos barcos para a perna seguinte, com destino a Newport, na Costa Leste dos Estados Unidos, será dia 19.

A regata é disputada ao longo de 38.739 milhas náuticas. As paradas serão na Cidade do Cabo (África do Sul), Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos), Sanya (China), Auckland (Nova Zelândia), Itajaí (Brasil), Newport (Rhode Island, Estados Unidos), Lisboa (Portugal) e Lorient (França). Está programado também um pit-stop de 24 horas em Haia, entre a França e a Suécia.

Esta edição conta com um novo barco de alto desempenho, o Volvo Ocean 65, concebido pela Farr Yacht Design, nos Estados Unidos e construído por um consórcio de estaleiros do Reino Unido, França, Itália e Suíça. Os novos veleiros de corrida são monocasco e tem 65 pés (19,8 metros). Incorporam o que há de mais moderno em termos de instalações de vídeo, satélite e conteúdo de produção para proporcionar um Onboard Reporter (programa Reporte a Bordo) muito melhor, se comparado ao anterior.

São sete equipes para esta 12ª edição. A equipe SCA é a primeira equipe só de mulheres a competir na corrida desde 2001-2002. A Abu Dhabi Racing será comandada pelo duas vezes medalhista olímpico britânico Ian Walker. A Dongfeng Race Team, tem como skipper Charles Caudrelier, da China, e é patrocinada pela Dongfeng Commercial Vehicle. A Brunel Team, da Holanda, será comandada pelo veterano Bouwe Bekking. A Team Alvimedica, com bandeira dupla (Turquia e Estados Unidos), será encabeçada por Charlie Enright, de Rhode Island. A equipe espanhola Mapfre é liderada por Iker Martinez. A Team Vestas da Dinamarca terá Chris Nicholson à frente.

A corrida começa amanhã, quando ocorrerá a Regata No-Porto, em Alicante, e se encerrará com uma última Regata No-Porto em 27 de junho de 2015, em Gotemburgo, cidade sueca que abriga a sede mundial da Volvo. A Volvo Ocean Race anterior começou em outubro de 2011, em Alicante, e a equipe Groupama, liderada pelo francês Franck Cammas, ganhou a corrida em julho de 2012.

Volvo Ocean Race - foto: Ainhoa Sanchez

 

In-Port Race Alicante

Data: 06 de outubro de 2014
Postado em: Esporte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.