Scania realiza Queen of the Road com mulheres do transporte

Data: 29 de março de 2018

2-29032018

A Scania realizou, em março, a segunda edição do Queen of the Road com a imprensa, que reúne mulheres para um debate feminino. Neste ano, o encontro teve lugar na Casa Natura Musical, em São Paulo, e contou com 40 convidadas para discutir a presença das mulheres no mercado de trabalho

A Scania realizou, em 22 de março, a segunda edição do Queen of the Road com a imprensa, um projeto que reúne mulheres para um debate feminino. Neste ano, o encontro teve lugar na Casa Natura Musical, em São Paulo, e contou com cerca de 40 convidadas, entre executivas, jornalistas e empresárias, para discutir a presença das mulheres no mercado de trabalho, especialmente no setor de transporte de cargas e de passageiros.

O debate foi conduzido por Suzana Soncin, presidente do Consórcio Nacional Scania; Tupiara Scortegagna, Master Driver da Casa Cavese, uma das concessionárias Scania de Santa Catarina; e Maria Beatriz Setti Braga, Diretora Executiva da Metra e do Grupo ABC.

Suzana Soncin, que está na Scania há mais de 25 anos, diz que nunca sofreu preconceito por responder por um cargo estratégico. Hoje, ela garante estar realizada e diz trabalhar muito bem com homens e mulheres. “O mais importante é o profissionalismo. Não importa se você é homem ou mulher. Obviamente, temos muitas arestas a aparar, como a desigualdade de salários, mas estamos conquistando nosso espaço”, declara.

148-Scania-queen-011-minJá Tupiara Scortegagna é a primeira e a única Master Driver do sexo feminino na Scania, atuando na Cavese, concessionária localizada em Santa Catarina. Esse treinamento é oferecido aos transportadores em todas as entregas de novos veículos. Ela conta que muitos motoristas são resistentes ao treinamento e ironizam o fato de terem uma treinadora mulher, mas ela consegue vencer essa resistência, mostrando conhecimento e capacidade.

Dados são preocupantes

Durante o encontro, as participantes também puderam conhecer um pouco da rotina de Beatriz Setti Braga Diretora Executiva da Metra, empresa da área de transporte de passageiros, que tem 1.800 funcionários. Ela revelou que na Metra existe o equilíbrio na contratação de homens e mulheres. A companhia conta, inclusive, com mulheres motoristas, que, segunda ela, são mais cuidadosas e conscientes no trânsito.

Maria Beatriz acredita que a diversidade de gêneros é importante no ambiente de trabalho, pois ambos os sexos podem contribuir para o desenvolvimento das empresas. Outra convidada do Queen Of the Road foi Maria Tereza Gomes, jornalista, escritora, empreendedora e professora em cursos de MBAs, além de copresidente da PWN-SP (Professional Women’s Network), organização global que trabalha pela liderança balanceada nas empresas.

148-Scania-queen-01-minSegundo dados trazidos por ela, no início da vida profissional, homens e mulheres formam números praticamente iguais nas empresas. Mas conforme vão galgando novos cargos, somente 37% dessas mulheres chegam a posições gerenciais, 17% à diretoria e apenas 5% chegam à presidência. E esses são números globais.

“Percebemos que muitas mulheres desistem pelo caminho. Não podemos perder esses talentos, que, por alguma razão, abandonam a vida profissional”, acrescenta.

Segundo Maria Tereza, apesar dos esforços para reverter essa realidade, esses indicadores não têm mudado nos últimos anos no mundo. Ou seja, é preciso buscar novas possibilidades para que essas mulheres não desistam de suas carreiras.

“As empresas foram construídas por homens e para homens. É preciso trazê-los também para esse debate, envolvendo-os de forma que todos possam repensar uma nova maneira de organizar essas corporações, para que as mulheres exerçam seus talentos e se desenvolvam plenamente”, comenta.

148-Scania-queen-010-min 148-Scania-queen-09-min 148-Scania-queen-08-min 148-Scania-queen-06-min 148-Scania-queen-05-min 148-Scania-queen-04-min 148-Scania-queen-03-min 148-Scania-queen-01-min

Por: Redação Na Boléia

Data: 29 de março de 2018

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.