Scania premia a melhor equipe da rede de serviços em torneio global

Data: 06 de abril de 2018
Podio

Podio

Pela segunda vez consecutiva, a equipe Btec da Casa Brasdiesel, de Ijuí/RS, sagrou-se vencedora da final nacional do Top Team, torneio mundial da Scania, focado em qualificação profissional, que definiu, mais uma vez, o time que melhor representa o compromisso da marca com qualidade e excelência no atendimento a clientes.

A competição visa valorizar e incentivar a capacitação dos profissionais de serviços da rede de concessionárias da marca. A decisão 2017-2018 foi realizada no Centro de Capacitação da Scania em São Bernardo do Campo/SP.

Com a vitória, a Btec será a representante do Brasil na final regional, que será realizada nos dias 15 e 16 de junho, também em São Bernardo do Campo. Os dois primeiros colocados dos oito países concorrentes (Brasil, Chile, Argentina, México, Uruguai, Peru, África do Sul e Quênia) estarão classificados para a final internacional nos dias 6 e 7 de dezembro, na Suécia, que será decidida entre 12 equipes.

A final nacional contou com 10 equipes, formadas por 48 participantes. Eles realizaram provas práticas e teóricas, simulações de um dia na concessionária, tudo sob a pressão do relógio. Dez juízes da Scania avaliaram o diagnóstico dado pelos finalistas, a reparação, metodologia de trabalho escolhida, o grau de segurança executado e o tempo gasto com os veículos. Todo o processo foi coordenado pela Scania Academy, responsável pelos treinamentos da marca. No total, o Top Team 2017-2018 recebeu a inscrição de 209 equipes de 100% das concessões Scania do território brasileiro. Desta forma, a Btec, formada por André Luís Decker, Carlos Alberto Fösch, Felipe Daniel Fogaça, Marcelo Bueno, Neilson Goi Freitag e por Carlos Eduardo Pimentel Leite, o treinador, venceu mais de mil outros participantes. Com 34 times,

Todos os finalistas

Todos os finalistas

a P.B. Lopes foi a que mais inscreveu competidores.

O 2º lugar ficou com a equipe Rio Preto Top Line, da Casa Escandinavia, de São José do Rio Preto, SP, e o 3º lugar com a Power Diesel, também da Brasdiesel. Os demais competidores foram os Maragatos da Suvesa (Pelotas-RS), Top Service e Power Team da P.B.Lopes (Londrina-PR), Griffin Tec da Brasdiesel (Caxias do Sul-RS), Equipe Meville da Casa Scania Mecânica (Joinville-SC) e The Strongests da Itaipu (Contagem-MG).

“A Brasdiesel foi o destaque da edição 2017-2018 ao classificar três equipes entre as 10 finalistas, e a ocupar o primeiro e o terceiro lugares no pódio”, afirma Fabio Souza, diretor de Serviços da Scania no Brasil. “O Top Team é mais do que apenas uma competição, pois representa uma filosofia de trabalho que enriquece os profissionais. Cada vez mais completo e acirrado, nos permite ter uma rede de concessionárias pronta para enfrentar qualquer desafio para atender o cliente.”

De acordo com Fabio Souza, durante os dois anos da competição houve um constante incentivo não só para a qualificação da mão de obra da rede, mas de valorização da profissão. “Imediatamente após cada Top Team nossos clientes passam a receber serviços ainda mais qualificados, eficientes e customizados”, comenta o diretor de Serviços da Scania. “Nosso compromisso é de entregar ao cliente o máximo desempenho, rentabilidade e disponibilidade do veículo. O Top Team é uma das ferramentas para que essa meta seja alcançada.”

Para Souza, a edição 2017-2018 pavimenta um novo momento para os Serviços Scania. “Estamos revolucionando o jeito de oferecer serviços no Brasil nos últimos anos. Para isso, precisamos de uma rede em constante atualização. O cliente já percebeu nossos diferenciais. Em 2017, crescemos 10% na venda de serviços e em 2018, outros 14%. No ano passado, houve 30% de aumento na 1-2-06052018-mincomercialização de programas de manutenção, e neste ano o índice subiu para mais de 60%”, salienta. A partir de 2016, a Scania reposicionou os programas de manutenção, concluiu um processo de padronização global da rede, que vem reduzindo em 75% o tempo total do veículo parado na oficina, e, em 2017 lançou os serviços conectados e o inédito programa de manutenção com planos flexíveis que economiza até 16% e o cliente só paga o que rodou.

Finalistas

Os 10 times finalistas foram definidos a partir de duas provas teóricas, em que responderam a 100 questões do dia a dia de uma concessionária e de conhecimentos técnicos dos produtos da marca, realizadas no final do ano passado. Na final nacional, as equipes passaram por provas em uma estação teórica e quatro em estações práticas. A prova escrita continha questões de oficina e conhecimentos dos produtos Scania e na parte dinâmica situações ligadas ao trabalho diário de uma concessionária.

Cada estação valia 50 pontos, num total possível de 250 pontos. Os times tiveram 20 minutos para preparar sua estratégia e outros 20 minutos para resolver cada fase.

Foram autorizados a participar do Top Team todos os profissionais das áreas de serviços das Casas Scania, com exceção aos supervisores, chefes e gerentes. As concessionárias puderam inscrever quantos times desejassem desde que eles possuíssem de três a cinco membros. Também foi designado um técnico/coordenador que acompanhasse os colegas nas finais. O período de inscrição foi de setembro a outubro de 2017.

1-3-06052018-minComo nasceu

O Top Team nasceu na Suécia em 1996. Na primeira edição, participaram os cinco países nórdicos Suécia, Noruega, Finlândia, Dinamarca e Islândia. Em 2003, a competição contou com representantes de 17 países europeus. Em 2005, o número de países subiu para 21. O ano de 2011, registrou 44 representantes, e marcou a estreia do Brasil no evento, que chegou até a final internacional com a equipe da Codema (Guarulhos – SP). Em 2012-2013 a vencedora nacional foi a Battistella, de São José dos Pinhais/ PR.

Por: Redação Na Boléia

Data: 06 de abril de 2018

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.