1-2-16112018-minComo já havia divulgado em agosto, durante o anúncio da chegada ao Brasil de sua nova geração de caminhões, a Scania apresentou oficialmente a nova família de veículos em evento que reuniu centenas de jornalistas de toda América Latina, na Base Aérea de Santos/SP, em final de outubro.

Empenhada em liderar a transformação em direção ao transporte sustentável, a Scania exibiu uma linha de caminhões totalmente renovada, com atributos consistentes que prometem revolucionar o mercado de transporte rodoviário na América Latina.

A nova geração, lançada há dois anos na Europa, chega ao País com importantes inovações, a começar pelos novos motores movidos a combustíveis alternativos, como biometano/gás natural, que já começam a se tornar uma realidade no Brasil.

Conforme explicou Celso Mendonça, gerente de Pré-Vendas da Scania no Brasil, a montadora tem investido permanentemente no desenvolvimento de novas opções de combustíveis, visando contribuir para reduzirmos a dependência de produtos fósseis e tornar a operação de transporte menos poluente e mais eficiente.

Como parte desse posicionamento, a empresa vem apoiando os clientes na utilização de soluções que tenham apelo mais sustentável. Um exemplo recente é a parceria que a montadora firmou com a Citrosuco, uma das maiores fabricantes de suco de laranja, para testes com um caminhão movido a GNV ou biometano.

O modelo é um pesado de 410 cavalos, cujos testes – que levarão um ano – começaram na primeira semana de dezembro.

Com o início oficial da produção no Brasil, a nova geração começará a ser entregue a partir de fevereiro de 2019. Segundo informou Silvio Munhoz, diretor comercial da Scania, até final de outubro, eram mais de 300 pedidos da nova geração, e a tendência é que esse volume cresça. Diante dessa demanda, a Scania revelou que está dobrando sua expectativa de vendas feita no início de 2018. De acordo com Silvio, a empresa projeta crescer 60% sobre os 5.754 caminhões comercializados em 2017.

1-3-16112018-minMelhor caminhão

Conforme Roberto Barral, vice-presidente das Operações Comerciais da Scania no Brasil, a nova geração traz os melhores caminhões da marca dos últimos anos, cujo desenvolvimento consumiu investimentos de aproximadamente 2 bilhões de Euros. “A Nova Geração de Caminhões é um marco na trajetória da companhia. Estamos fazendo o maior investimento de todos os tempos para transformar o transporte rodoviário mundial. Para se ter ideia, até 2020, serão aportados R$ 2,6 bilhões rumo à descarbonização do transporte”, destaca Barral.

A nova família de caminhões Scania, batizada pela empresa como “Máquina dos Sonhos”, chega trazendo diversos atributos e um conceito totalmente renovado – ou seja, nada será aproveitado da gama anterior.

A proposta da empresa é oferecer a maior variedade de opções para os clientes, atendendo de forma customizada todas às demandas. “Queremos oferecer para cada necessidade, um caminhão customizado”, comenta Christopher Podgorski, presidente da Scania Latin America.

Para atingir esse objetivo, a Scania está oferecendo 19 tipos de combinações variantes das novas cabines P, G, R (as denominações foram mantidas, mas o conceito é totalmemte novo), além da S.

1-1-16112018-minCabine S: o grande destaque

Entre as opções para cabines constam as versões tetos baixo, normal e alto (Highline). Mas o grande destaque nessa área na América Latina é a cabine S, que se apresenta com piso plano, uma mudança que visa melhorar a movimenmtação interna do motorista, gerando mais conforto e comodidade.

Na cabina S, por exemplo, é possível comportar duas camas de 80 cm, uma versatilidade para veículos de longa distância que utilizem o revezamento de dois motoristas.

Os interiores das novas cabines também sofreram mudanças signifticativas. A preocupação foi oferecer ao motorista espaço privilegiado para descanso. A gama atual vem com várias opções de ajuste do assento.

“Nosso foco é atuar dentro do conceito tailor made for aplication, que permitirá customizar nossa gama para uma infinidade de operações. Com a nova família, temos condições de oferecer mais de 500 opções de configuarações e 19 combinações de cabines para atender mais de 38 tipos diferentes de aplicações de caminhões no Brasil”, resforça Silvio Munhoz.

1-5-16112018-minEconomia de até 12% de combustível

Segundo a montadora, com a nova geração, os clientes podem economizar até 12% de diesel em comparação ao desempenho da linha anterior. Para isso, a Scania investiu em alta tecnologia. A nova gama de propulsores oferecem as opções de 220, 280, 320, 410 e 500 cavalos. A marca também faz a estreia mundial do novo motor de 540 cavalos no Brasil. Outra novidade é a chegada do motor de 7 litros para o segmento semipesado.

Na verdade, serão quatro tipo de motores:: 7 litros (220, 250 e 280 cavalos de potência – torque de 1.000 a 1.200Nm), 9 litros (280, 320, 360cv – torque de 1.400 a 1.700Nm), 13 litros (410, 450, 500 e 540cv – com variação de torque de 2.150 a 2.700Nm) e 16 litros (V8 de 620cv e 3.000Nm de torque).

Nova abordagem de vendas

Juntamente com o lançamento da nova geração no Brasil, a Sacnia está inaugurando uma nova abordagem comercial. Conforme Roberto Barral, a maneira de comercializar a nova geração será muito diferente por parte da rede Scania.

Com o slogan “Sacnia: venha para o lado on”, a fabricante pretende também revolucionar o conceito de atendimento ao cliente, auxiliando na gestão da frota e aumentando a disponibilidade dos veículos. “O vendedor será um consultor, que usará a ferramenta para definir o que é mais adequado de maneira que o cliente possa obter a máxima rentabilidade e disponibilidade. E isso inclui escolha de cabine, potência, eixos, trações, programa de manutenção, solução financeira e implementos etc.”, explica Barral.

A nova abordagem comercial também prevê o lançamento de novos serviços. Com a nova gama, a Scania fez o lançamento do PMS Fleet Care, um sistema que por meio de um gestor coordenado pela rede de concessionárias da marca ajuda no trabalho para redução de custos de manutenção e aumento da disponilidade dos veículos.

Por meio da utilização de ferramentas inteligentes, o Fleet Care permite que o gestor de frota da concessionária possa acompanhar o caminhão de forma mais ampla, indicando ao proprietário o que ele precisa fazer para reduzir tempos de paradas não programadas.

Segundo Fábio Souza, diretor de Serviços da Scania no Brasil. o PMS Fleet Care cobre todos os custos de manutenções preventivas e corretivas.

“O objetivo é buscar a evolução permanente dos serviços Scania baseados no caminhão conectado, levando para o cliente novas maneiras para reduzir gastos como combustível, pneus, freios etc., e, ao mesmo tempo, diminuir a emissão de poluentes”, acrescenta.

Os novos veículos da Scania serão comercializados no Brasil com numa faixa de preço entre R$ 380 mil a R$ 580 mil.

Por: Redação Na Boléia

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