Scania: 20 mil veículos com Serviços Conectados

Data: 12 de junho de 2019

3-5-12062019-minLançados em janeiro de 2017, Serviços Conectados da Scania já estão instalados em 20 mil veículos no Brasil. A informação foi divulgada pela montadora, que comemora o crescimento de um produto que visa melhorar as operações de transporte dos clientes.

Segundo a empresa, são cerca de 18.800 caminhões e 1.200 ônibus ativos. A projeção da fabricante é atingir 28 mil até o fim de 2019. Em todo mundo, a Scania possui 400 mil veículos comerciais conectados.

“Toda esta inteligência de dados nos proporcionam resultados práticos fantásticos. Conseguimos chegar bem no detalhe da operação do cliente para economizar combustível e diminuir emissões de poluentes, aumentar a rentabilidade e disponibilidade da frota, além de ajudar a melhorar a condução do motorista e diminuir os acidentes”, afirma Roberto Barral, vice-presidente das Operações Comerciais da Scania no Brasil.

Segundo ele, a conectividade criou uma nova gestão para quem atua no setor de transportes, e a sobrevivência no mercado passa por tirar o máximo de proveito da análise qualitativa dos dados da viagem.

Nos Serviços Conectados Scania os dados são enviados por um módulo (Communicator), instalado nos veículos desde maio de 2016. Os veículos fabricados a partir de 2012 também podem contar com essa ferramenta, mas com um custo.

3-6-12062019-minA fabricante oferece duas opções de pacotes (Análise e Desempenho). O Análise é gratuito por 10 anos e gera relatórios semanais e mensais. O Desempenho permite um acompanhamento em tempo real do veículo e do motorista, individualmente, e tem o retorno imediato do investimento.

“Estamos comemorando bastante esta marca de 20 mil veículos conectados no Brasil. Não se trata apenas de um número, mas do quanto estamos interferindo positivamente na redução de custos dos clientes, sejam pequenos, médios ou grandes clientes. O mais interessante é que são 7 mil veículos com o pacote Desempenho, que representam cerca de 35% dos 20 mil. Ou seja, o cliente está investindo porque enxerga um benefício. Ele vê na prática o quanto pode diminuir de custos com diesel, desgaste de pneus e lonas, manutenção e, desta forma, aumentar a vida útil da composição”, diz Fábio Souza, diretor de Serviços da Scania no Brasil Souza.

De acordo com o diretor, os 7 mil veículos com o pacote Desempenho colocam a Scania Brasil em quarto lugar no ranking mundial entre todos os mais de 100 países onde a fabricante atua.

Dos 7 mil, são 6.700 caminhões e 300 ônibus. Em junho de 2018, eram menos de 10 mil conectados e apenas 766 veículos com o pacote mais completo. “A opção do Desempenho pulou de 8% do total para os 35% deste momento.

3-4-12062019-minA Scania lançou no Brasil, em outubro de 2018, sua Nova Geração de caminhões, que elevou ainda mais os benefícios da conectividade por meio dos serviços. “Para quem tem o veículo da geração anterior e está adquirindo o lançamento estamos comprovando a importância da continuidade. Por outro lado, os novos clientes da marca já percebem claramente o salto de rentabilidade. A tendência de conectar o caminhão com o serviço pago só aumenta. Quanto mais tecnologia tiver o produto mais a conectivade irá contribuir. É a nova gestão sustentável do negócio”, salienta Souza.

Para se ter ideia, dos quase 1.900 caminhões conectados da Nova Geração, cerca de 1.100 já têm o pacote Desempenho. São quase 60% do total. “A curva vai continuar subindo”, prevê Souza.

Por: Redação Na Boléia

Data: 12 de junho de 2019

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