2-11102017Se você observar melhor um pneu do seu veículo, vai se deparar com vários números, letras e riscos estampados na lateral. Mas poucos sabem o que significam esses “códigos”. Para ajudar a decifrar essa combinação, que traz informações valiosas sobre as características do produto, veja algumas explicações da Bridgestone, fabricante de pneus. Por meio da leitura, você descobre informações como a capacidade de carga e velocidade na qual o produto pode ser submetido, o que ajuda na hora de substituí-los.

“Quando a vida útil do pneu chega ao fim, muitos motoristas ficam na dúvida sobre qual modelo comprar. Por isso, aconselhamos o consumidor a ficar atento às recomendações que constam no manual do veículo, pois cada automóvel tem um pneu específico”, comenta José Carlos Quadrelli, gerente geral de Engenharia de Vendas da Bridgestone. “Manter as características do carro, principalmente do pneu, é um dos principais cuidados que se deve ter na hora de adquirir um pneu novo para não correr o risco de perda de desempenho do veículo”, conclui.

Mas como ler um pneu? Apesar de parecer complicado à primeira vista, é uma tarefa relativamente simples. Em geral, as informações estão dispostas da seguinte maneira:

Marca: A leitura se inicia com o nome da marca fabricante ou marca de um pneu. Ou seja, num pneu Bridgestone, você deve localizar primeiramente este nome para, então, continuar a sequência correta da leitura.

Modelo: Logo após o nome da marca, há a identificação do modelo. Esta é uma parte importante porque ajuda na hora de fazer reposição de um exemplar.

Indicador de desgaste (TWI): São os ressaltos de borracha que ficam nos sulcos dos pneus e possuem 1,6 mm de profundidade. Quando chegam ao seu limite, sinalizam que o pneu está legalmente ‘careca’ e deve ser trocado.

Sentido de Rotação: No caso de pneus unidirecionais são setas que indicam qual a direção correta para o pneu rodar. Como o consumidor não manuseia os pneus já colocados nas rodas, poucos prestam atenção neste detalhe. No entanto, é interessante saber para evitar enganos e, assim, um desgaste irregular do produto.

Data de fabricação (DOT): É um conjunto de onze dígitos cujos quatro últimos números informam a semana e o ano em que o pneu foi fabricado. Por exemplo, um pneu que tenha a sequência 1815 foi fabricado na 18ª semana do ano de 2015.

Indicador de posição: Em caso de pneus assimétricos, esta sinalização mostra a posição em que ele deve ser colocado na roda, diferenciando as partes externa e interna.

Medida: É a medida nominal em milímetros. Entre os veículos de passeio, pode variar normalmente entre 165, 175, 185, 195 até 315. Este é um fator que influencia na estabilidade gerada pelo pneu. Na sequência, aparece o percentual entre a altura e a largura da seção do pneu. Quanto maior o número, mais alto é o perfil do pneu. A letra a seguir indica o tipo de construção. Pode ser designada por um R (Radial) ou D ou sem indicação (Diagonal). Normalmente, os pneus tipo R têm cintas feitas em aço, gerando maior rigidez e durabilidade. Os modelos diagonais não possuem cintas de aço. O último número, de dois dígitos, é a medida do aro, em polegadas.

Índice de Carga e Símbolo de Velocidade: O índice de carga é um número de 2 ou 3 dígitos que corresponde à carga máxima que o pneu pode suportar. Ele é seguido por uma letra que é o símbolo de velocidade e que informa a velocidade máxima que o pneu pode suportar quando sujeito à carga máxima.

Por: Redação Na Boléia

6 comentários sobre “Saiba como ler os dados técnicos na lateral dos pneus

  1. O profissional que fez essa matéria poderia colocar uma tabela informativa com mais detalhes e informações que possam ser uteis na compreensão dos leitores, acho que é aí que as informações que querem ser passadas não são relevante para as pessoas que lê a matéria. Nada de importante que possa acrescentar.
    Se o profissional soubesse abordar mais essa matéria seria interessante para os profissionais da estrada e os compradores de pneus, que muitas vezes compram pelo preço e não pelo desempenho.

    • Luis Antônio e Anselmo, obrigada pelo contato. Muitas matérias que recebemos são enviadas pelas assessorias de imprensa. Mas vamos encaminhar seus comentários à empresa e ao autor. Abs

  2. Acredito que o profissional que deu a reportagem deva saber as respostas corretas. Sou Consultor técnico em Pneus e palestrante.

    Responder

    • Anselmo, obrigada pelo contato. Realmente, as informações nos foram concedidas pela Bridgestone. Em geral, as matérias publicadas no site (internet/portal) precisam ser mais curtas para oferecer uma leitura mais rápida e dinâmica, por isso, nem sempre têm todos os dados completos. Se quiser, nos encaminhe as informações que julgar importantes, que podemos tentar passar para a empresa ou mesmo buscar novas fontes.
      Estamos à disposição.

  3. A matéria Saiba ler os dados técnicos das laterais dos Pneus, ainda esta incompleta. Falta muitas informações de grande importância e não descritas. Principalmente aos caminhoneiros.

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