Roberta Maia, da Mobil, explica o novo posicionamento da empresa

Data: 29 de novembro de 2018

1-1-29112018-minA marca de lubrificantes Mobil lançou seu novo posicionamento. Com o mote “Se tem movimento, tem Mobil”, a nova campanha visa destacar a tecnologia dos lubrificantes da marca em todos os tipos de veículos. “O novo posicionamento da marca tem como objetivo disseminar a presença, performance e a tecnologia dos nossos produtos através de um plano completo de ações de marketing e vendas”, explica Roberta Maia, gerente de marketing da empresa.

A Mobil desenvolve uma linha de soluções exclusiva para caminhões. Nesta entrevista com Roberta Maia, os leitores poderão conhecer um pouco mais do conceito da campanha e os produtos disponíveis para o segmento de veículos comerciais.

Editora Na Boléia – A Mobil lançou seu novo posicionamento de mercado. Considerando o segmento de caminhões, qual o conceito da nova campanha da Mobil para esse setor?

Roberta Maia – Com importância vital para a economia nacional e frota de 1,9 milhão de unidades, os caminhões rodam em média 10 mil quilômetros por mês e transportam cerca de 80% de tudo o que é produzido e consumido no Brasil. Desta forma, temos como grande objetivo promover a valorização e o reconhecimento desse profissional que movimenta todo o País. Por isso, o mote “Se tem movimento, tem Mobil” está fortemente relacionado à rotina do caminhoneiro e do transportador. Além disso, são as histórias deles que nos inspiram a apresentar a sociedade a relevância desse profissional e a desenvolver produtos que melhorem a performance do seu instrumento de trabalho.

Quais os produtos que a empresa oferece para esse mercado?

Há mais de 90 anos no mercado, Mobil Delvac apresenta soluções confiáveis em lubrificantes para o motor de veículos pesados, que trazem tecnologia avançada, economia e alto desempenho. Referência no segmento, todos os produtos da marca são formulados para oferecer a máxima eficiência dos motores nas estradas, desenvolvidos a partir de extensos testes de laboratório e campo.
Além dos óleos de motor, a Mobil possui uma linha completa de lubrificantes para transmissões, graxas e coolants, garantindo, desta maneira, a lubrificação de todo o caminhão com as melhores soluções.

Como é esse segmento de lubrificantes hoje no Brasil? O que os clientes desse setor buscam dos fornecedores dessa área?

O mercado de lubrificantes para caminhões no Brasil representa mais de 30% de todo o lubrificante consumido no País. Hoje, mais de 90% de todo o lubrificante para motores diesel estão concentrados nos APIs de entrada CH-4 e CI-4.

Sabemos que os caminhoneiros possuem um alto engajamento com a manutenção do caminhão e maior relação com o óleo. Checar o óleo frequentemente faz parte da sua rotina.

No que se refere às necessidades dos clientes, de acordo com as nossas pesquisas, quando falamos de produtos, os consumidores buscam lubrificantes que possam estender o intervalo entre as trocas e que possa proteger o motor em todos os tipos de operação, aumentando assim a vida útil dos equipamentos.

O consumidor busca utilizar produtos dos seus fornecedores de confiança, que entregam qualidade e desempenho do produto e que possuam as principais aprovações das montadoras.

Quando se fala em motores mais eficientes e alta performance em veículos comerciais, sabe-se que é preciso um conjunto de soluções para garantir melhores resultados. Como mostrar para o cliente que a escolha do lubrificante adequado é um item importante para se obter os resultados desejados?

Apesar de o lubrificante representar no máximo 3% dos custos de manutenção, ele tem papel fundamental para garantir maior vida útil do equipamento e pode contribuir para a redução no consumo de combustível, um dos principais custos do caminhoneiro.

Mobil Delvac possui uma linha completa de lubrificantes para motor desenhada para atender todos os tipos de motores, do mais antigo e retificado aos motores mais modernos.

Nosso grande objetivo é mostrar para o caminhoneiro que ele deve escolher um lubrificante que proporcione maior limpeza e proteção anti-desgaste aliado à extensão do intervalo entre as trocas. Desta maneira, o caminhoneiro utilizará um lubrificante de qualidade superior com um custo total de operação mais baixo.

Quais os benefícios de usar lubrificantes exclusivos para os diversos tipos e marcas de caminhões?

A montadora é a responsável por recomendar o tipo de lubrificante ideal para cada um de seus veículos. Por isso, é muito importante seguir as suas recomendações. A linha de lubrificantes Mobil Delvac atende e supera às aprovações das principais montadoras do mundo, além das especificações API e ACEA e também passam por rigorosos testes de performance exigidos pela ExxonMobil.
Pensando na diversidade de modelos de caminhões, seus desafios de operação e uma análise ampla do mercado, reconhecemos que os veículos urbanos de carga possuem uma rotina única e assim diferentes necessidades relacionadas a lubrificação. Por isso, lançamos em 2017 um produto especialmente desenvolvido para este segmento, o Mobil Delvac Utilitário.

Ideal para VUCs e utilitários, que rodam em situações severas de uso, como trânsito intenso ou que precisam dar partida no motor várias vezes ao dia, o Mobil Delvac Utilitário oferece proteção contra o desgaste causado pelo fluxo de “anda e para” nas cidades e pelo uso constante de marchas lentas, pois garante uma rápida lubrificação a todas as partes do motor, mantendo uma película protetora por mais tempo. Inovador, o produto ganha destaque em meio a um cenário extremamente favorável, com maior abertura para o transporte realizado com VUCs. Isso acontece, pois esse tipo de veículo é uma alternativa à restrição de circulação de caminhões em importantes capitais brasileiras.

Qual a evolução nos últimos anos na área de lubrificantes para caminhões?

A evolução mais recente foi a PC-11, nova regulamentação que se refere ao atendimento de todas as normas automotivas de lubrificantes, desenvolvendo uma nova categoria de óleos para motores diesel. A PC-11 representa uma grande mudança, substituindo o API CJ-4 pelo API CK-4, que melhora a resistência a oxidação, estabilidade ao cisalhamento e controle de aeração.

Atendendo a essa nova regulamentação, a Mobil foi pioneira em trazer essa tecnologia para o Brasil com o lançamento do Mobil Delvac Evolution. Voltado para motores a diesel, sua avançada tecnologia API-CK4 aponta o que há de mais moderno em óleos lubrificantes no mercado, trazendo ao País uma tendência internacional de alta performance, proteção e tecnologia.

Disponível na viscosidade 15W-40, com embalagem de 20 litros e tambor de 200 litros, a novidade excede a performance exigida pelas principais montadoras do Brasil. O produto API CK-4 de Mobil Delvac apresenta um balanceado sistema de aditivo e uma combinação com alta qualidade de óleos bases, que trabalham em conjunto para proteger os componentes críticos do motor, estendendo sua vida útil.

Para proteger o investimento dos caminhoneiros e transportadores, o Mobil Delvac Evolution ainda ajuda a prevenir quebras de motores, reparos inesperados e tempo de inatividade, além de manter o equipamento em total condição de funcionamento e bom desempenho. O produto é aprovado pelas mais importantes montadoras do setor e está de acordo com os requerimentos das principais especificações e dos líderes da indústria.

Com a chegada de caminhões cada vez mais tecnológicos e movidos a outros combustíveis, o que esperar desse setor para os próximos anos?

Há mais de 90 anos a Mobil oferece suporte a diversas gerações de caminhoneiros autônomos e frotistas, permitindo que eles conduzam seus negócios de maneira mais eficiente, rentável e sustentável. Seguindo essa premissa, investimos continuamente em desenvolvimento para oferecer a solução adequada e completa aos caminhões do futuro, seja qual for o combustível e a tecnologia embarcada.

Também acreditamos que a digitalização será transformadora nesse segmento, impactando na relação do caminhoneiro com os embarcadores, com as transportadoras e também com seus fornecedores.

Por: Redação Na Boléia

Data: 29 de novembro de 2018

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.