1-14062017Ao completar 60 anos no Brasil, a Scania acelera o ritmo de investimentos e anuncia a manutenção de seu aporte de R$ 2,6 bilhões para suas operações no mercado brasileiro, que teve início em 2016 e vai até 2020.

Os recursos serão destinados ao desenvolvimento de novos produtos, atualização e modernização do parque industrial de São Bernardo do Campo/SP, bem como à rede de concessionárias. O objetivo é assegurar a continuidade da evolução tecnológica da unidade brasileira, reforçando a estratégia de manter o Brasil como um espelho da Suécia.

“Não podemos apenas olhar a situação de hoje ou do próximo ano, pois quando falamos de investimentos temos de olhar para 10 ou 20 anos à frente”, ressalta Rogério Rezende, diretor de Assuntos Institucionais e Governamentais da Scania Latin America.

Com a expectativa de que o mercado brasileiro volte a crescer, a montadora está apostando na estratégia de exportação. Apoiada pelo sistema de produção global introduzido na década de 1990, a fábrica no ABC Paulista se transformou em uma plataforma de exportação. É a partir dela que a companhia abastece hoje cerca de 30 mercados da América Latina, do Oriente Médio, da África e da Ásia.

“Direcionar o volume para outros paí-ses foi uma das estratégias que usamos para atravessar o período de crise na economia. Um exemplo disso é que preparamos nossa linha de produção para fabricar o motor Euro 6. Nossa história reflete o investimento que fizemos para ter um parque industrial de ponta com tecnologia avançada e uma marca sólida, superando obstáculos e evoluindo com nossos produtos e serviços e, sobretudo, investindo em pessoas e em relações – bases do nosso negócio”, acrescenta o executivo.

1-4-14062017Segundo Rogério, a unidade brasileira tem grande representatividade dentro da corporação. “O Brasil é um mercado extremamente importante. A decisão de fincar os pés no País, construindo, à época, a primeira fábrica fora da Suécia provou-se acertada. São seis décadas de atividades marcadas pela responsabilidade social e ambiental, respeito às leis, aos seus clientes e colaboradores”, diz.

Conforme Rezende, o foco é manter em São Bernardo do Campo o padrão de excelência global. Para isso, a Scania inaugurou o laboratório responsável por desenvolver, testar e certificar motores. A nova área de pesquisa demandou investimento de R$ 40 milhões, sendo a primeira da empresa fora da Suécia. Em 2015, também anunciou uma nova fábrica de pintura e montagem de cabinas de caminhão, mais eficiente e automatizada, capaz de entregar até 140 cores diferentes aos clientes da marca, que teve um aporte de R$ 96 milhões

“Chegamos ao Brasil em 1957, quando ocupávamos um escritório na Rua Líbero Badaró, no centro de São Paulo. De lá fomos para um galpão na Rua Guaramiranga, na Vila Carioca. Em 1962, houve a transferência para São Bernardo do Campo, a construção da fábrica de motores e o nascimento do primeiro Rei da Estrada no País, que abriu o caminho para uma trajetória promissora. Sem uma visão de longo prazo, essa história não teria sido possível”, acrescenta.

O futuro

Para celebrar as conquistas de sua trajetória, a fabricante sueca escolheu como protagonista o futuro. “A gente aprende com o ‘ontem’ e trabalha no ‘hoje’ com olhar sobre o ‘amanhã’. Não temos dúvida de que chegamos aos 60 anos com a missão cumprida, com respeito e reconhecimento do setor e de nossos clientes. Mas os desafios que nos movem estão em como tornar o sistema de transporte sustentável. Ou seja, entregar sempre a melhor rentabilidade e, ao mesmo tempo, a melhor solução em relação ao meio ambiente e à sociedade”, diz Roberto Barral, diretor-geral da Scania no Brasil, fazendo referência à campanha que a Scania produziu para seu aniversário.

Laboratorio de Motores
Laboratorio de Motores

Com essa linha de atuação, a companhia já se prepara para os novos desafios globais. A Scania apresentou na Europa seu caminhão autônomo e colocou para rodar nas vias de Estocolmo veículos movidos à eletricidade, sem falar no ônibus abastecido via wireless e outras soluções que já fazem parte do presente em muitos lugares do mundo.

Segundo Barral, em futuro bem próximo teremos uma matriz de combustíveis mista. Aqui já temos disponíveis produtos movidos a combustíveis alternativos, como biometano, gás natural, biodiesel e etanol. A Scania foi uma das primeiras fabricantes a vender e entregar motores Euro 5 no Brasil e Euro 6 na Europa. Para atingir este objetivo, foi necessário desenvolver transmissões que fazem uma grande diferença na redução das emissões. As soluções da Scania também propiciam uma contribuição significativa para diminuir o CO2.

A marca também disponibilizou no Brasil produtos que emitem menos gases poluentes. Trata-se de um cenário que, nas décadas passadas, seria visto como irreal, pela impossibilidade de considerar o nível de emissões extremamente baixas e a velocidade média alta. Mas os veículos simplesmente ficaram muito melhores, mais econômicos e realizam o trabalho de maneira mais eficiente.

Na Europa, a Scania está realizando pesquisas para que o cliente possa obter o máximo da digitalização, conectividade, eletrificação e autonomia. O trabalho leva em conta os meios disponíveis para reduzir os impactos ambientais de todos os tipos de necessidades de transporte de cargas e de passageiros.

Serviços conectados

No campo da conectividade, também há várias oportunidades para aumento de eficiência. “Comprometida com geração de valor para o cliente, faz da conectividade sua aliada na oferta de soluções de transporte sustentáveis e completas”, diz o diretor-geral da Scania Brasil.

No Brasil, a montadora atingiu uma marca histórica nessa área. Os Serviços Conectados, apresentados em janeiro, já contam com mil veículos ativados, em todas as regiões do País.

“A Scania já conta com a experiência de mais de 250 mil veículos conectados em todo o mundo. Esse resultado comprova o quanto o transportador brasileiro ansiava por uma solução que supera a barreira da telemetria para tornar a gestão mais eficiente e rentável”, afirma Barral.

1-2-14062017Os Serviços Conectados aumentam a rentabilidade da frota de modo progressivo, pois oferecem uma alternativa completa ao transportador com a disponibilização dos dados do veículo, uso inteligente dessas informações e apoio customizado prestado pela rede de concessionárias, conforme as demandas de negócios e logísticas do cliente.

O transportador tem acesso a muito mais dados do veículo para identificar diversos fatores, como estilo de condução do motorista, velocidade média, consumo de combustível e intervalos de manutenção.

“São sempre as mudanças na vida das pessoas que impulsionam a inovação. No sistema de transporte não é diferente. Nosso negócio deriva das necessidades da sociedade, mas, principalmente, da capacidade de enxergar o presente e vislumbrar o futuro. Há tempos deixamos de vender apenas ônibus ou caminhões. Transformamos nossos produtos e serviços em soluções para os clientes. Agora, soluções para um transporte sustentável. Esse é o tom do novo capítulo que a Scania começa a escrever no Brasil”, afirma Rogério Rezende.

Por: Redação Na Boléia

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.