Reciclagem preventiva para motoristas pode trazer redução de custos

Data: 22 de maio de 2018

03-1-22052018-minConforme determinou o Conselho Nacional de Trânsito, condutores que exerçam atividade remunerada poderão fazer curso de reciclagem antecipada para evitar que CNH seja retida. A medida atende à Resolução nº 723/2018, do Contran, e pode se tornar um fator decisivo para redução de custos de empresas que possuem motoristas em seus quadros de funcionários. Quem defende a decisão ressalta que as mudanças na norma possibilitarão uma série de economias de gastos, tanto em razão de não haver mais a necessidade de afastamentos, punições ou demissões de motoristas submetidos à reciclagem quanto pela diminuição do número de multas recebidas pelos condutores, além de questões administrativas e legais.

A nova regra determina que motoristas das categorias C, D e E podem realizar o curso de reciclagem preventiva caso tenham infrações que atinjam de 14 a 19 pontos na habilitação. Segundo dados do Sindautoescola (Sindicato das Auto Moto Escolas e Centros de Formação de Condutores de São Paulo), mais de 80 mil condutores profissionais estão com CNHs suspensas no estado.

Para evitar a suspensão da carteira de habilitação por um período entre seis meses (mínimo) e um ano (máximo) – o que acontece quando o motorista atinge 20 pontos ou mais – e a necessidade de novas contratações para suprir a função de quem está impedido de dirigir, existem empresas que podem ajudar os transportadores e frostistas na avaliação dos motoristas que estão aptos a fazer o curso. A WisePro, o Grupo Tecnowise, por exemplo, é uma dessas empresas. Por meio de análises personalizadas, a WisePro indica aqueles que estão prontos a fazer a reciclagem preventiva, traça os perfis dos motoristas e avalia soluções e propostas para cada um deles, inclusive com sugestão de cursos, sejam a distância, presenciais ou treinamentos em simuladores de direção.

Caso os clientes tenham interesse, podem adquirir os cursos na modalidade de educação a distância (EAD), dependendo da situação atual de cada condutor. O conteúdo dos cursos de reciclagem tem um efeito educativo importante, uma vez que permite ao condutor rever seus valores, corrigir falhas e reavaliar a sua postura no trânsito para dirigir com mais cautela e segurança. “Mesmo para condutores mais experientes, é possível propor, por meio da tecnologia, recursos para o aprendizado a partir da conscientização, a fim de incentivar um comportamento mais seguro no trânsito”, destaca Juliana Aureliano, diretora de produtos da WisePro.

Por: Redação Na Boléia

Data: 22 de maio de 2018

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.