Rally: uma homenagem as suas competidoras

Data: 04 de março de 2015
Postado em: Esporte

A piloto Helena Deyama compete no mundo off-road desde 1999 - Foto: Luciano Santos

No dia em que o mundo homenageia as mulheres, quatro delas estarão em disputa no 9º Cross Country Rallymakers Barretos. Evento acontece neste final de semana e destaca a competência e responsabilidades dessas pilotos e navegadoras que são exemplo de superação e igualdade

O Cross Country Rallymakers Barretos (popularmente conhecido como Rally Barretos), alcançará em 2015 a nona edição, e, como de praxe, será o responsável pela abertura dos campeonatos Brasileiro de Rally Cross Country e Rally Baja. O certame começa nesta sexta-feira, 06, com a abertura da secretaria de prova e vistorias técnicas, e só terminará no domingo, dia 08, após a cronometragem dos tempos de cada participante inscrito. 

Ex-navegadora e agora piloto, Roberlena Moraes, da categoria UTVs Foto: Doni Castilho/DFOTOS

Entretanto, a data é extremamente especial, uma vez que, em pleno 8 de março, Dia Internacional das Mulheres, o 9º Rally Barretos terá quatro grandes competidoras acelerando pelas trilhas da cidade de Barretos, SP. São elas: Helena Deyama, Minae Miyauti, Moara Sacilotti e Roberlena Moraes.

É sabido que o esporte a motor é um universo predominantemente masculino, e é exatamente por isso, que elas se destacam. “Pratico o rali desde 1999, e me manter presente por tanto tempo é motivo de orgulho e me traz uma satisfação enorme. Sinto-me uma guerreira vitoriosa por ter conquistado o meu espaço e respeito, nesta modalidade onde os homens são tão atuantes”, falou Helena, que compete na categoria UTVs. “Para as mulheres tudo é mais difícil. Além de termos de enfrentar o preconceito inicial, encaramos a menor força física, a cobrança, e até mesmo, alguns problemas familiares etc”, completou. 

Helena afirmou que, quando está em uma competição, jamais pensou no fato de ser mulher. “Não sei o que os homens pensam disso”, riu a piloto. “Mas sei que sou muito concentrada e competitiva, tenho de prestar atenção total no percurso e na pilotagem”, concluiu ela. 

A piloto Moara Sacilotti participou de todas as edições do Rally Barretos Foto: Vinicius Branca

Para Moara, praticar o rali não é fácil para ninguém. É um esporte duro, que exige demais do preparo físico, concentração, frieza e habilidades na pilotagem. Ao comparar a sua pilotagem com a dos homens, Moara foi direta. “Os homens são mais agressivos, arriscam mais e, por isso, imprimem um ritmo de disputa mais forte na maioria das vezes. Por outro lado, eles erram mais e um simples erro no rali pode te tirar da briga pela vitória em um piscar de olhos”, ponderou a piloto. 

Moara já participou de 16 edições do Campeonato Brasileiro, e sempre foi a única piloto mulher da categoria Motos. Para o Rally Barretos, mesmo após tanto tempo de experiência, ela confidenciou que fica bastante ansiosa. “Barretos abre o calendário de provas depois de três meses de recesso. Como corri todas as edições do evento, conheço bem o terreno, mas os trechos cronometrados são sempre bem diferentes. Como em todas as etapas, darei o meu melhor”, afirmou.

A navegadora Minae Miyauti disputará o rali na categoria Carros Foto: Fábio Davini/DFOTOS

Faltam apenas dois dias para o início do certame, que terá concentração no Parque do Peão, localizado na Rodovia Brigadeiro Faria Lima, s/n, km 428. Para mais informações acesse o site www.rallymakers.com.br, no link Rally Barretos.

 

Programação – 9º Cross Country Rallymakers Barretos

 

Sexta-feira – 06 de março

09h30h – Abertura de secretaria

12h às 17h – Vistorias técnicas CBM

13h às 15h – Apresentação para vistorias técnicas CBA

todas as categorias

17h às 17h30 – Apresentação para segunda vistoria CBA (com multa)

17h às 18h – Segunda vistoria CBM (com multa)

18h30 – Fechamento da secretaria de prova

19h – Briefing Motos/Quadris/UTVs

20h – Briefing Carros 

 

Sábado – 07 de março

08h – Abertura da pista do Prólogo/Super Prime para reconhecimento a pé ou de bicicleta

09h – Encerramento do reconhecimento 

09h30 – Prólogo Carros e Caminhões 

10h – Largada da primeira moto na Prova Especial 

12h30 – Largada do primeiro carro na Prova Especial

12h30 – Previsão de Largada Motos na Especial Indoor

18h – Briefing Motos/Quadris/UTVs

21h – Evento Promocional 

 

Domingo – 08 de março

08h – Largada da primeira moto na Prova Especial 

10h30 – Largada do primeiro carro na Prova Especial 

11h – Início Super Prime CBM – seguido de premiação

13h – Início Super Prime CBA – seguido de premiação

15h30 – Cerimônia de encerramento

O 9º Cross Country Rallymakers Barretos é realizado pela Rallymakers, com promoção da Agência Black Box. Conta com apoio da Prefeitura Municipal de Barretos, Os Independentes, Bike Box e DNA Comunicação Digital

 

Data: 04 de março de 2015
Postado em: Esporte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.