6-11102016No mês de outubro, dois dos principais parques de São Paulo – Villa-Lobos e Ibirapuera – recebem uma grande ação de educação para segurança no trânsito promovida pelo Instituto Renault, em parceria com o Instituto CCR. Trata-se do programa “O Trânsito e Eu”, uma iniciativa voltada para crianças de 7 a 11 anos de idade. A programação é desenvolvida em duas partes: uma peça teatral educativa, apresentada pelo grupo Komedi, e uma atividade prática realizada uma minicidade que simula as condições de trânsito nas cidades, estimulando as crianças a praticar uma convivência harmoniosa entre carros, pedestres, ciclistas, idosos e deficientes físicos e visuais.

“O Instituto Renault tem como um dos seus eixos de atuação a Educação para a Segurança no Trânsito. Acreditamos que apenas a educação possa ajudar o país a reverter estatísticas alarmantes de acidentes e mortes no trânsito”, afirma Caique Ferreira, vice-presidente do Instituto Renault e diretor de Comunicação da marca.
As ações serão realizadas em finais de semana alternados nos parques de São Paulo: dia 30, no Villa Lobos; dias 26 e 23 no Ibirapuera, onde a atividade também será realizada no Dia das Crianças (12/10). Em todos os casos, a participação das crianças é gratuita e o horário é o mesmo: das 8h às 18h. No Ibirapuera, a minicidade fica ao lado do Pavilhão das Culturas Brasileiras; no Villa-Lobos, à esquerda da entrada pela Av. Prof. Fonseca Rodrigues.

Maior programa de educação para segurança no trânsito de uma fabricante de veículos em todo o mundo, o “O Trânsito e Eu” está presente em 35 países, onde já alcançou um número aproximado de 15 milhões de pessoas. No Brasil, o programa conta com unidades permanentes implantadas nas cidades de Curitiba, São José dos Pinhais e Maringá, no Paraná, Pelotas (RS), Itu, São Bernardo do Campo e Santa Bárbara d’Oeste, em São Paulo.

Nesses locais, o projeto tem início nas das salas de aula da rede municipal de ensino, onde são utilizados kits educativos ilustrados, produzidos pelo Instituto Renault. De fácil compreensão, eles são elaborados por educadores e empregam diferentes ferramentas pedagógicas, adaptadas à realidade brasileira pela PUCPR, com chancela do Departamento Nacional do Trânsito.

O conteúdo teórico é complementado pela atividade prática em um minicircuito composto por ruas, semáforos, placas de sinalização, faixas de pedestre e ciclovias, onde as crianças vivenciam situações de mobilidade coletiva e individual, a bordo de minicarros, bicicletas ou a pé, aprendendo a conviver e a respeitar as diferenças com idosos e deficientes físicos e visuais.

Além disso, a exemplo da ação que será realizada em outubro, em São Paulo, o programa “O Trânsito e Eu” se desenvolve também por meio de apresentações itinerantes em parques, centros de compras e eventos.

Por: Redação Na Boléia

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