Paraná adota curso de reciclagem de motoristas a distância

Data: 14 de setembro de 2018

2-2-14092018-minPara facilitar o aprendizados dos condutores, o Detran-PR está implementando o curso de reciclagem a distância. Segundo a autarquia, o estado do Paraná conta, em média, com 356 processos de suspensão ou cassação de carteiras de habilitação (CNH) por dia, sendo que as imprudências mais registradas são excesso de velocidade, estacionamento irregular, avanço de sinal vermelho, falta de cinto de segurança e uso do celular ao volante. Pela legislação, o curso de reciclagem é obrigatório para quem pretende recuperar o direito de dirigir. Para tornar esse processo mais ágil e prático, a partir de setembro os motoristas e motociclistas do estado passam a contar com aulas na modalidade a distância (EAD).

As empresas interessadas em oferecer o serviço devem ser homologadas pelo Departamento Nacional de Trânsito e credenciadas no Detran-PR. Além disso, devem seguir algumas regras, como fazer os testes junto ao órgão para a integração ao sistema, garantindo a segurança do fluxo das informações – um dos objetivos é a proteção de dados dos alunos.

A Procondutor, empresa paulistana com atuação em educação digital, foi uma das organizações recém-autorizadas pelo departamento. A Procondutor atua por meio dos CFCs. Desta forma, ao entregar a CNH na autoescola, o condutor pode realizar a matrícula nos cursos permitidos na modalidade EAD e iniciar as aulas no mesmo dia.

Os cursos oferecidos são o de reciclagem de condutores infratores e o preventivo de reciclagem. O primeiro é direcionado a pessoas que perderam a CNH ao atingir 20 pontos, àqueles que cometeram uma infração que ocasionou diretamente a suspensão ou cassação da habilitação. Já o segundo é voltado a motoristas profissionais das categorias C, D e E, que atingiram entre 14 e 19 pontos – que podem solicitar a participação no curso sem serem penalizados pela suspensão do documento.

Por: Redação Na Boléia

Data: 14 de setembro de 2018

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.