Motoristas de Goiás já podem solicitar CRLV Digital

Data: 13 de novembro de 2018

2-2-13112018-minGoiás acaba de adotar o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo Digital, tornando o quarto estado da federação a implantar o documento veículo eletrônico. A versão eletrônica do documento fica armazenada no aplicativo Carteira Digital de Trânsito, que também reúne a CNH Digital e está disponível para Android e IOS. Assim, os dois documentos de porte obrigatório no trânsito já podem ser apresentados a partir de um dispositivo móvel. Os detrans do Distrito Federal, Ceará e Rondônia já aderiram à tecnologia.

Para facilitar a vida do cidadão, para obter o CRLV digital, não é preciso que o usuário compareça ao Detran do estado. A mesma evolução estará disponível também para a CNH, informou o ministro das cidades, Alexandre Baldy.

Uma outra novidade divulgada no lançamento é a funcionalidade de compartilhamento do documento veicular. Agora, o proprietário pode “emprestar” a CRLV digital para terceiros, desde que essa outra pessoa tenha baixado o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito. Esse compartilhamento pode ser realizado para até cinco pessoas ao mesmo tempo. “Todas essas iniciativas mostram que somos pioneiros na transformação digital e na desburocratização do Estado”, avaliou André de Cesero, diretor de relacionamento com clientes do Serpro.

Para ter acesso ao CRLV Digital, o proprietário deve ter pago o licenciamento do veículo de 2018. Assim como a CNH Digital, a versão eletrônica do documento veicular traz todas as informações de sua versão impressa. Além disso, permite exportação em arquivo PDF, com assinatura digital, para ser utilizado em alguma situação que exija o documento autenticado.

Quem já possui instalado o aplicativo CNH Digital não precisa realizar o download da Carteira Digital de Trânsito. O aplicativo será atualizado de forma automática para a CDT, desde que a opção de atualização automática para APPs esteja acionada no dispositivo móvel. Para ter acesso ao CRLV Digital, o usuário deverá informar o número do Renavam e o código de segurança impresso no Certificado de Registro de Veículo – CRV (antigo DUT). Os que ainda não possuem a CNH Digital podem fazer o download do aplicativo CDT, nas lojas Google Play e App Store, e fazer o cadastro no próprio aplicativo.

Por: Redação Na Boléia

Data: 13 de novembro de 2018

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.