1-2-03102019-minDisposta a fazer história no mercado brasileiro de caminhões, a Mercedes-Benz lançou oficialmente o Novo Actros no País que conta com inovações importantes no que se refere à segurança, economia, conforto, conectividade e robustez .

“A chegada do Novo Actros no Brasil em 2020 irá revolucionar o segmento de caminhões extrapesados. Estamos trazendo para os nossos clientes e ao mercado o caminhão mais inteligente, seguro, conectado e eficiente de todos os tempos”, destaca Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina.

Segundo ele, o Novo Actros é a grande evolução do transporte rodoviário de cargas por reunir inúmeros recursos tecnológicos num só caminhão.

“Nossos clientes novamente vão se ver no Actros, que atende demandas de frotistas, autônomos e motoristas captadas ao longo dos últimos anos por meio do compromisso As estradas falam. A Mercedes-Benz ouve”.

O grande lançamento da Mercedes-Benz possui novas e inéditas tecnologias de segurança ativa que evitam acidentes e protegem vidas: a 5ª e atual geração do Assistente Ativo de Frenagem (ABA 5), o Assistente de Ponto Cego, o Assistente de Fadiga e o Programa Eletrônico de Estabilidade (ESP). Também conta com sistema de Controle de Proximidade e Assistente de Faixa de Rolagem.

Philipp Schiemer
Philipp Schiemer

“O Novo Actros será o único caminhão de série no mercado brasileiro que freia sozinho”, diz Philipp Schiemer. Ele explica que com tecnologias exclusivas e inéditas, baseadas em radar, sensores, câmeras e outros recursos, a empresa está trazendo para o Brasil sistemas que já estão presentes no Caminhão Autônomo do Futuro.

De acordo com o presidente da montadora, o Novo Actros chega ao Brasil num momento de muito êxito comercial dessa linha de extrapesados. “O Actros é um caminhão que foi evoluindo a partir de indicações dos clientes. Em 2015, ao lançarmos o atual Actros 2651, dissemos que ele foi desenhado pelo mercado. E como resultado, tenho muito orgulho de ver que hoje este modelo está no ranking dos cinco mais vendidos no mercado brasileiro”, ressalta Philipp Schiemer. “Com o Novo Actros, continuaremos esse legado. Com seus inovadores elementos de conectividade e tecnologia digital, o novo modelo será fabricado na era da Indústria 4.0”.

Cabina: desenvolvimento brasileiro

A grande inovação do Novo Actros é a inédita cabina, que foi desenvolvida especificamente para atender às características do mercado brasileiro. O seu design é mais aerodinâmico, contribuindo, segundo a empresa, para a redução no consumo de combustível.

O desenho do interior da cabina também chama a atenção. A nova cabina amplia o espaço interno para o motorista e acompanhante, garatindo mais conforto, ergonomia e bem-estar a bordo. Outro destaque é a altura interna, que chega a 1,84 metro, facilitando a movimentação.

“Quando entrar na cabina do Novo Actros, o motorista vai se surpreender”, garante Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

Desenhamos uma nova cabina de caminhão totalmente diferente de tudo o que o mercado já viu, muito mais interativa e conectada. Além de mais espaço interno, a partir de 2020, o Novo Actros terá dois painéis digitais e tela touch screen para um deles, espelhamento de celular e recarga por indução. Ou seja, a Mercedes-Benz será a primeira fabricante a lançar um caminhão já na Era Digital”.

Esses dois painéis interativos para caminhões são exclusividade da marca no País: um multimídia digital e um multifuncional touch sc

Roberto Leoncini
Roberto Leoncini

reen. A maioria das funções pode ser controlada confortavelmente a partir dessas telas, o que reforça a imagem da marca como inovadora e conectada, além de refletir a realidade do motorista pluglado e conectado.

Além de toda a tecnologia embarcada no caminhão, outros destaques são a nova cama e os novos bancos. “Estamos entregando uma nova casa para os motoristas dentro do Novo Actros, que foi totalmente pensada para atender as necessidades e os desejos dos profissionais da estrada”.

Redução de consumo

De acordo com Roberto Leoncini, o novo extrapesado é um caminhão que usa seus diversos sistemas inteligentes para potencializar a condução do veículo e a operação de transporte, visando economia e produtividade. “Com base em sua eficiência e na soma de seus recursos, o Novo Actros entregará ao cliente até 12% de redução no consumo de combustível. Além disso, o Novo Actros tem economia de até R$ 6 mil nos custos de manutenção preventiva e itens de desgaste por ano. Com maiores intervalos de manutenção, lubrificantes de alta performance e novas tecnologias, o Actros terá 50% de redução nas paradas programadas para manutenção e o tempo de revisão será otimizado em até 15%. Outra vantagem é que o Novo Actros está até 400 kg mais leve em comparação com o modelo atual, o que garante mais produtividade ao cliente”.

Entre as inovadoras tecnologias do Novo Actros voltadas à economia no consumo destaca-se o novo câmbio totalmente automatizado G291 Powershift 3, beneficiando o melhor consumo de combustível, e o exclusivo PPC (Predictive Powertrain Control), piloto automático preditivo, que otimiza o estilo de condução do motorista. Por GPS, o PPC monitora a aceleração e a frenagem, prevê quando há subidas e descidas, faz trocas de marcha de forma inteligente, entre outras funções, o que ajuda o motorista a dirigir de forma adequada e econômica.

O piloto automático preditivo também traz mais segurança, possibilitando que o motorista faça uma viagem longa entre São Paulo e Cuiabá, por exemplo, sem precisar acelerar e frear, apenas controlando o volante. “Este é um ganho fantástico para o condutor. É como num avião. Ele põe o caminhão no piloto automático e fica no comando das tecnologias. É a relação homem e máquina usada para maximizar toda a eficiência na condução do veículo”.

1-6-03102019-minNovo portfólio de serviços

O Novo Actros também está integrado a conceitos como telemetria, inteligência artificial, algoritmos, tecnologia digital e automatização. O inédito portfólio de soluções da marca, que chega ao mercado juntamente com esse lançamento, se destaca por inovações exclusivas para o segmento de caminhões, como o Mercedes-Benz Uptime, a plataforma de logística Habbl, os serviços e consultoria do Total Mobility e aplicativos que ajudam o motorista no seu dia a dia.

Os aplicativos exclusivos para motoristas e frotistas poderão ser acessados pelos celulares ou pela tela touch screen do Novo Actros.

O App Liga nas Estradas avalia motoristas por pontuação de acordo com sua forma de dirigir. O App Jornada do Motorista faz a gestão do dia a dia do condutor do veículo. O App Vehicle Lens faz um check-list online completo do veículo antes de passar o caminhão de motorista para motorista. E com o App Mercedes Club, o participante pode agendar serviços, participar do programa de fidelidade e ter descontos em peças e serviços em lojas parceiras.

A partir de 2020, a linha Actros será formada por três novos caminhões extrapesados rodoviários: os cavalos mecânicos 2045 4×2 (que marca a estreia do Actros na categoria 4×2), 2548 6×2 e 2648 6×4. Além desses modelos, o cliente terá também a opção do Actros 2651 6×4. Com isso, a marca aumenta as opções de escolha para os clientes que operam no transporte de grãos, carga seca, cargas frigorificadas, combustíveis, produtos químicos, gases, porta-container e outras aplicações.

O motor Mercedes-Benz OM 460 do Actros ganhou novas faixas de potência: 450 e 480 cv. A maioria das peças dos caminhões Mercedes-Benz são intercambiáveis entre modelos da mesma família e até com veículos de outra família. O motor OM 460, por exemplo, tem a maior parte de suas peças em comum com o OM 457 da linha Axor de extrapesados. Essa é uma grande vantagem para os clientes, pela facilidade de reposição de peças e pela familiaridade das equipes de oficina.

Treinamento aos motoristas gratuito

Com a chegada do Novo Actros, os clientes terão também mais um importante serviço no que se refere à especialização dos motoristas. A marca irá oferecer treinamentos grátis de condução econômica e segura para os interessados.

“Esse treinamento com foco em dirigibilidade e operação diária abordará as novidades de assistência à condução, segurança e conectividade, para que o motorista aproveite todos os recursos do caminhão a fim de obter menor consumo de combustível, mais conforto e produtividade no seu dia a dia”, diz Leoncini.

A Mercedes-Benz já realizou 30.000 horas de treinamento para preparação de instrutores. A partir de outubro e até maio de 2020, a Empresa promoverá um amplo programa de treinamento técnico e de produto no Brasil que envolverá 11.000 participantes, entre profissionais da fábrica e da Rede de Concessionários.

Com parcerias, a Mercedes-Benz ampliará o número de instrutores para mais de 130 profissionais, que irão multiplicar conhecimentos sobre o Novo Actros em todo o País, tanto para os motoristas, quanto para as equipes de oficina.

Confira as principais inovações e novidades do Novo Actros para o Brasil

Segurança ativa

• ABA 5 – Active Brake Assist (Assistente de Frenagem Ativo)
• Side Guard Assist (Assistente de Ponto Cego)
• Attention Assist (Assistente de Fadiga)
• Programa Eletrônico de Estabilidade (ESP)
• Faróis em halogênio inteligentes – Ajuste automático de luz alta ou baixa

Economia no consumo

• PPC – Predictive Powertrain Control (piloto automático preditivo)
• Novo câmbio totalmente automatizado G 291 PowerShift 3, com nova estratégia eletrônica de troca de marcha
• Motor com novas faixas de potência e economia no consumo
Cabina – Padronização para todos os modelos
• Inédita cabina com amplo espaço interno
• Novo banco envolvente similar ao de um automóvel
• Nova cama 10 cm mais larga
• Ar condicionado automático digital semelhante ao de um automóvel
• Ar condicionado noturno
• Sistema de aquecimento estacionário
• Partida por botão
• Sistema mundial de segurança na nova chave e na eletrônica do veículo
• Nova geladeira
• Novo volante multifuncional
• Painel multimídia digital
• Painel multifuncional touch screen
• Celular com espelhamento Apple Carplay ou AndroidAuto
• Carregamento de celular por indução

Conectividade

• Mercedes-Benz Uptime
• Total Mobility
• Habbl
• App Liga nas Estradas
• App Jornada do Motorista
• App Vehicle Lens
• App Mercedes Club

Robustez

• TufTrac: nova suspensão metálica mais leve e mais robusta
• DLT (6×4 com eixo suspensor): exclusivo eixo traseiro motriz com sistema de elevação e desconexão com freio a tambor – Modelos 6×4
• New Final Drive: nova geração de eixo traseiro, mais leve, que aumenta a capacidade máxima de tração para caminhões 4×2 e 6×2

Veja o vídeo

[tv]19434[/tv]

Por: Redação Na Boléia

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.