1-01-02082016Já está nas ruas uma experiência revolucionária com o ônibus urbano do futuro – o “Mercedes-Benz Future Bus” com CityPilot, que proporciona uma interessante previsão de como serão os sistemas de transporte baseados nesse inovador veículo. A novidade está sendo apresentada, em condução semiautomatizada, na linha Aeroporto 300, de Haarlem a Amsterdam, na Holanda.

A Aeroporto 300 é a maior linha de BRT (Bus Rapid Transit) da Europa Ocidental. Grandes trechos de seu percurso passam por pontes ou túneis. Nas cidades, em geral, os ônibus circulam ao nível do chão e a via inclui cruzamentos. Este é um desafio em relação à condução autônoma, que o “Mercedes-Benz Future Bus” com CityPilot administra com maestria.

O ônibus com CityPilot se move de forma semiautomatizada, ao toque de um botão. O motorista do ônibus pressiona a tecla azul no console da soleira da janela da esquerda para ativar o CityPilot.

1-3-02082016O conteúdo do mostrador também é diferente. A legenda “Pilot” fica visível e o velocímetro – antes exibido como um instrumento analógico e também digitalmente – se reduz a uma indicação digital.

Um semáforo especial funciona à frente do ônibus: duas luzes vermelhas juntas na faixa do BRT significam “Pare” e duas luzes brancas, uma em cima da outra, significam “Siga”. A luz muda para branco e o ônibus sai suavemente, indo para o centro de sua faixa como se estivesse sendo guiado por uma mão invisível. Os passageiros em pé não precisam se preocupar, já que o ônibus sempre se conduz defensivamente, preocupado com seus ocupantes, mesmo se estiver atrasado ou se o turno estiver acabando após um longo dia.

Quando o sinal está vermelho e o ônibus avisa antecipadamente o motorista a distância até ele. O CityPilot é capaz de reconhecer qual a luz acesa graças ao seu sofisticado sistema de câmeras. Ele fica alojado em um console na borda inferior do para-brisa. A tecnologia fica dentro da área de varredura do limpador de para-brisa e do desembaçador, mas fora do campo de visão do motorista. Os sensores de radar ficam ainda mais abaixo. O ônibus também tem GPS a bordo. As luzes mudam assim que o ônibus para. Ele então acelera automaticamente e passa pelo cruzamento sem parar.

Outro semáforo à frente – segura e gentilmente, o ônibus aplica seus freios automaticamente até parar. Um grupo de pedestres atravessa a via correndo enquanto o sinal está mudando. O ônibus espera, deixa que passem e só se movimenta quando o caminho fica livre. Sua faixa está marcada com o letreiro “Lijnbus” (ônibus em serviço) na área dos cruzamentos, para que os motoristas de automóveis não entrem nela por engano.

1-1-02082016Condução segura a 70 km/h sem usar o volante

Mais semáforos, duas pontes, uma passagem subterrânea. O ônibus mantém-se na rota com segurança. Deixando um perímetro densamente urbano, ele acelera até o limite permitido de 70 km/h. A velocidade máxima é pré-programada e as mãos do motorista continuam fora do volante, mesmo a esta velocidade. Ondulações no piso mexem com o ônibus para cima e para baixo e ele passa por um curto túnel. O ônibus continua serenamente sua viagem, realizando pequenos movimentos na direção para se manter preciso e confiantemente no centro de sua faixa. Quando há tráfego em sentido contrário – outros ônibus, controlados manualmente, por exemplo – as mãos do motorista assumem brevemente o volante para intervir, caso necessário, conforme exigem as regras de trânsito.

Benefícios para os frotistas

O estilo de condução suave e moderado do “Mercedes-Benz Future Bus” com CityPilot beneficia não apenas os passageiros, mas também os frotistas e o meio ambiente. O consumo de combustível e as emissões de CO2 caem e o esforço sobre o motor e os outros componentes importantes é reduzido, o que resulta em maior vida útil. O mesmo acontece com os pneus. Todos esses fatores levam a reduções de custos no longo prazo e aumentam a disponibilidade dos ônibus.

Três semáforos mais, em sequência, estão no caminho da Linha Aeroporto 300. O ônibus os reconhece e responde corretamente aos sinais indicados por eles, sem necessidade de qualquer ação por parte do motorista. Na saída de um vilarejo, a estrada tem uma subida e a linha do BRT passa sobre uma longa ponte. Há também uma leve curva para a direita, que o ônibus percorre sem ruído, a cerca de 65 km/h.

Assista o vídeo e saiba mais sobre a inovação da Mercedes-Benz.

Por: Redação Na Boléia

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