Manutenção preventiva em dia mantém caminhão sempre rodando

Data: 25 de maio de 2018

2-2-25042018-minNa manutenção do caminhão, os filtros automotivos são peças fundamentais para o bom funcionamento dos veículos. Manter a manutenção preventiva em dia, além de fazer com que cada filtro desempenhe sua função de forma adequada e eficaz, aumenta a vida útil do motor e demais componentes, além de reduzir as emissões de poluentes e o consumo de combustível.

Maurício Freitas, Gerente de Marketing de Produtos da PACCAR Parts, divisão de peças da PACCAR, elenca algumas dicas preventivas:

• O filtro de óleo deve ser substituído a cada troca de óleo para que os detritos que já foram filtrados não prejudiquem o óleo novo. Quando utilizada além de sua capacidade, a peça não cumpre adequadamente sua função podendo até fundir o motor.
• O filtro de ar deve ser trocado de acordo com as especificações do fabricante, mas é preciso ter atenção maior em veículos que realizam atividades extremas em um trânsito carregado, zona rural ou áreas de mineração. É importante manter o filtro de ar sempre em dia, pois se a peça estiver muito suja pode aumentar o consumo de combustível e o nível de emissão de poluentes.• Já o filtro de combustível deve ser substituído conforme orientações do fabricante do caminhão. Se a peça estiver gasta, irá reter partículas como ferrugem e resíduos do tanque de combustível, provocando perda de potência do motor.

“A substituição dos filtros básicos mencionados acima são de fundamental importância para o bom funcionamento do caminhão e aumento da vida útil do motor. O transportador ou caminhoneiro deve também levar em conta a operação e rota do veículo, discutindo com a concessionária ou oficina de confiança se é necessária alguma antecipação da troca de alguns desses compenentes”, acrescenta Maurício.

Por: Redação Na Boléia

Data: 25 de maio de 2018

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.