Revista: MAN LAtin America – Novo caminhão elétrico

Data: 26 de dezembro de 2017

1-1-27122017Composta por seis modelos de 3,5 a 13 toneladas, a nova Família Delivery foi o grande lançamento da VW/MAN Latin America em 2017, que ganhou um novo integrante o e-Delivery, o primeiro caminhão leve 100% elétrico

O lançamento foi apresentado oficialmente durante a 21ª Fenatran – Salão Internacional de Transporte Rodoviário de Cargas, realizada de 16 a 20 de outubro, em São Paulo. Marcada pelo retorno em peso das montadoras, que estiveram ausentes na última edição, a feira recebeu mais de 50 mil visitantes e gerou um volume de negócios que superou as expectativas dos expositores.

O bom resultado está em linha com os sinais positivos emitidos pela economia do País e confirmados, inclusive, por muitos empresários presentes na exposição.

Durante cinco dias, o público pode ver as novidades em produtos e serviços preparadas pelos 350 expositores e especialmente pelos principais fabricantes de caminhões, implementos rodoviários, autopeças, empresas de gestão de frotas e postos de combustíveis. Todas as marcas de caminhões que estiveram na Fenatran fecharam negócios, segundo dados da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores).

Família Delivery

A nova família Delivery é um dos mais importantes lançamentos da trajetória da companhia.O objetivo da montadora é ganhar participação, especialmente no segmento de 3,5 toneladas. Nesse aspecto, a aposta é o modelo chamado Express, que reúne atributos de um caminhão grande, porém, numa concepção de veículo pequeno.

Uma grande vantagem da nova plataforma é que os veículos podem ser transformados com facilidade em VUCs (veículos urbanos de carga). No próximo ano, os países vizinhos do Brasil também iniciarão as vendas dos novos veículos. Com a entrada no segmento abaixo de cinco toneladas, a companhia se torna uma marca full-liner no mercado.

A suspensão dianteira independente, presente nos modelos de 3,5 a 6 toneladas, amplia o conforto a bordo. A suspensão para 9 e 11 toneladas também se destaca. Foi projetada com molas parabólicas, bastante afinadas para entregar conforto e robustez.

O sistema de freios traz discos para os modelos de 3,5 a 6 toneladas, e tambores nos 9 a 13 toneladas. As rodas foram otimizadas para ganhos em capacidade de carga, mantendo as mesmas características técnicas de desempenho.

1-2-27122017e-Delivery

Na Fenatran, apresentou o protótipo do primeiro caminhão leve 100% elétrico, o e-Delivery, desenvolvido no Brasil, que também passa a integrar à nova família.

O caminhão elétrico poderá ser visto no País no próximo ano em testes. A produção em série deve ocorrer somente em 2020.

O e-Delivery, que pode chegar a uma autonomia de até 200 quilômetros, de acordo com a aplicação e a configuração do veículo, estará disponível nos modelos de 9 e 11 toneladas, conforme a necessidade do cliente.

Para recarga, o motorista terá duas opções: a recarga de oportunidade rápida, em que é possível assegurar 30% da carga em apenas 15 minutos, e pode ser realizada várias vezes ao longo da rota do veículo para aumentar sua autonomia; ou a recarga lenta, que em três horas atinge a carga máxima.

1-3-27122017Outras novidades

Além desse grande lançamento, a montadora anunciou novidades na família Constellation: o pacote Robust, que trouxe nova roupagem à linha e estará disponível para os modelos 13.190, 15.190, 17.190, 17.230 e 23.230.

O pacote garante novo design do para-choque, curto e metálico. Com isso, os modelos Constellation Robust terão maior ângulo de entrada, facilitando a circulação em terrenos difíceis.

Entre os extrapesados, destaque também para o protótipo Constellation 33.440 Tractor, fruto de uma parceria com o grupo VW Truck& Bus, que reúne, num mesmo veículo, o chassi e motorização MAN com a cabine Constellation. Trata-se de um projeto totalmente novo que teve a participação das engenharias brasileira e alemã. O modelo é destinado às operações de cana de açúcar e madeira.

Equipado com motor MAN D2676, gera 440 cv de potência e 2.200 Nm de torque. A transmissão automatizada é ZF, com 16 velocidades. A capacidade do tanque de combustível é de 515 e o CMT é de 125 toneladas.

1-5-27122017O MAN TGX 29.480 Crossover também é destaque da marca. O veículo é ideal para as rotas mistas, asfalto e terra, que exigem robustez e flexibilidade.

Com elevação na suspensão dianteira e traseira, troca da quinta roda e instalação de um kit que engloba componentes como protetores de farol, suportes especiais de amortecedores, proteção aos radiadores, entre outros, o MAN TGX 29.480 Crossover traz ainda cabine espaçosa para mais conforto ao motorista. A suspensão da cabine com quatro bolsões pneumáticos minimiza a transferência da vibração do piso para o interior da cabine.

Os veículos ainda possuem novo sistema de iluminação para atender à legislação atual e gerar economia ao cliente. Na parte interna, o volante também tem novo visual. Cores claras compõem o interior da cabine também para maior conforto.

Para as cargas sensíveis e otimizadas, a montadora anunciou o pré-lançamento do VW Constellation 25.420, 6×2 Pusher, com suspensão pneumática integral.

1-4-27122017O modelo possui entre-eixo mais curto, atendendo ao segmento de 30 pallets com a mesma capacidade do tanque de combustível que o já conhecido VW Constellation 25.420 6×2.

O VW Constellation 17.280 Tractor na versão 4×2 também chama atenção, por ser o único cavalomecânico do mercado que dispensa o uso do Arla 32. Possui motorização MAN D08 com sistema EGR.

Por: Redação Na Boléia

Data: 26 de dezembro de 2017

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.