Mais de um milhão de motoristas já aderiram à CNH digital

Data: 17 de janeiro de 2019

3-1-17012019-minMais de um milhão de motoristas brasileiros já estão utilizando a CNH Digital. A tecnologia, que permite que o condutor gere o documento digital sem precisar comparecer ao posto de atendimento do Detran ou utilizar certificação digital, está disponível em todo o país desde abril do ano passado.

Nas últimas três semanas, a solução, desenvolvida pelo Serpro para o Denatran, teve um pico de adesões. O aumento de 60% se deu devido ao lançamento, no último dia 20/12, de uma funcionalidade de validação remota. Os Estados com o maior número de CNHs digitais são: São Paulo, Rio de Janeiro e Goiás, com, respectivamente, 223 mil, 76 mil e 70 mil documentos eletrônicos emitidos. Além da utilização no trânsito, a CNH vale como identidade em diversas situações, como embarques aéreos e identificação em órgãos públicos. Pode ainda ser exportada em pdf, a partir do próprio aplicativo, com o valor equivalente a uma cópia autenticada em cartório.

Das 60 milhões de motoristas do país, 27 milhões possuem CNHs com QR Code e já podem utilizar a tecnologia. Se a sua carteira foi emitida após maio de 2017, ela possui um QR na parte interna e você pode obter a CNH Digital. Para isso, basta baixar o aplicativo “Carteira Digital de Trânsito”, disponível gratuitamente nas lojas Android e IOS. O app inclui, além da CNH, o CRLV (documento veicular) Digital, que no momento está disponível para os veículos dos estados do Amapá, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Maranhão. Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Rondônia e Sergipe.

São três as opções para a emissão da CNH Digital: “pelo celular”, “com certificado digital” e “sem certificado” (com comparecimento ao Detran). Se a opção for “pelo celular”, o usuário deve primeiro usar o seu dispositivo móvel para ler o QR Code, que fica na parte interna da CNH em papel. Depois, ele faz a “prova de vida”, um movimento físico do usuário, lido pela câmera do celular, para garantir que ele é mesmo quem está sendo identificado.

Depois de confirmar a validação, será necessário informar o número de telefone celular. Neste momento, a CNH Digital já é disponibilizada no dispositivo móvel.Agora, o aplicativo vai pedir para o usuário criar uma senha de quatro dígitos, uma chave de acesso que deverá ser digitada toda vez que o documento digital for utilizado. A CNH Digital poderá ser acessada pelo dispositivo móvel mesmo off-line, ou seja, sem internet.

Por: Redação Na Boléia

Data: 17 de janeiro de 2019

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.