1-2-17072019-minDando continuidade ao seu ciclo de investimentos no Brasil, a IVECO, marca da CNH Industrial, fortalece sua participação no mercado brasileiro, com o lançamento dos modelos médios Tectors 9 e 11 toneladas. Com isso, a companhia caminha para se tornar um fornecedor full-liner, atuando em todos os nichos – dos leves aos pesados.

Para desenvolvimento dos novos veículos, a marca buscou ouvir os usuários dos caminhões médios, muito utilizados em grandes cidades. Trata-se de um nicho muito competitivo, que representa hoje 20% do mercado de transportes no Brasil. Durante a pesquisa, foi contatado que versatilidade e conforto são atributos valorizados por transportadores e motoristas na hora de escolher o produto.

“Para atender a essas necessidades, a IVECO buscou lançar veículos ideais para os clientes. E assim nasceram os Tectors 9 e 11 toneladas”, destaca Ricardo Barion, diretor de Vendas e Marketing da IVECO para a América do Sul.

A IVECO já havia revelado a intenção de trazer as novidades para o mercado brasileiro, previstas para o final de 2018. Porém, a empresa decidiu postergar o lançamento, a fim de desenvolver os veículos que realmente contemplassem os atributos solicitados pelos clientes.

Para o desenvolvimento dos novos Tectors, que levou três anos para ser concluído, a empresa destinou um aporte de US$ 40 milhões. Os lançamentos trazem uma série de novidades. Além do visual global, os novos veículos possuem motor NEF45 da FPT Industrial, com 190cv de potência, transmissão Eaton de seis velocidades e eixos Dana. A inclusão da sexta marcha visa facilitar a utilização vocacional por algumas empresas – a marcha é do tipo overdrive – uma última marcha longa que não compromete o consumo e aumenta a performance do veículo. Conforme garantiu a IVECO, esta marcha é uma característica única na categoria.

1-3-17072019-min“O condutor deste tipo de caminhão roda muito, freia, acelera e precisa de um motor que corresponda a essa agilidade no ciclo urbano, e agilidade significa uma resposta mais rápida do veículo. Os Tectors 9 e 11 são perfeitos para o ‘batidão’ dos motoristas que atuam neste segmento”, afirma Barion.

Além disso, o conjunto de powertrain, especialmente desenvolvido para esses modelos, garante, segundo a fabricante, economia significativa de combustível: o Tector 9.190, por exemplo, transportando 100% de sua capacidade de carga pode chegar, em média, a 5,7 km/l.

Em se tratando de conforto, os lançamentos também de destacam. Uma atenção especial foi dada à cabine, que além de receber design global, promete criar menos arrasto, o que contribui para a redução do consumo de combustível. As linhas externas também melhoram o fluxo de ar e reduzem o efeito negativo causado pela água em dias de chuva.

Outro aspecto que facilita a vida do caminhoneiro é o acesso para conferir o nível de óleo e fluído do radiador, feito pela parte frontal. Destaque para o baixo ruído no interior da cabine, reforçando a sensação de conforto.

As portas também têm maior ângulo para facilitar a entrada e saída do motorista no dia a dia, e a altura que vai do banco ao teto tem 1 metro e 14 centímetros. A alavanca de câmbio foi posicionada no painel, visando garantir conforto, rapidez e segurança nas trocas de marcha e ampliando o espaço interno.

A nova cabine também traz melhor visibilidade. O para-brisa, com 1,53m² e retrovisores desenhados para garantir uma visão ampla das laterais, aumentam a segurança e trazem mais facilidade na condução do veículo em manobras, ruas estreitas e docas apertadas.

Segundo Barion, aproveitando os novos desenvolvimentos, a IVECO optou por atualizar as cabines de toda a família Tector com o visual global da marca. Assim, os modelos semipesados Tector 17, 24 e 31 de seis cilindros também passam a ser comercializados com a nova cabine. Destaque para o modelo Tector Auto-Shift 4×2, de 300 cv de potência na versão trator, voltado para utilização com implemento de dois eixos espaçados com CMT (Capacidade Máxima de Tração) de 36 toneladas.

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Outra preocupação foi com a suspensão da cabine, que é composta por coxim, mola e amortecedor, proporcionando melhor dirigibilidade. Os veículos também receberam molas parabólicas no eixo traseiro a fim de conferir mais segurança e dirigibilidade, além de mais suavidade da condução.

Pensando em oferecer mais rentabilidade ao cliente e baixo custo de operação, a IVECO está disponibilizando para os novos Tectors revisão a preço fixo e contrato de manutenção mais em conta, na mobilidade Absoluto com prazo de cinco anos de contrato.

Entre os serviços oferecidos destaque para o suporte técnico emergencial 24 horas, as peças genuínas com garantia de um ano, quando adquiridas e instaladas na rede de concessionárias IVECO, e os itens da linha NEXPRO, voltadas para manter a performance durante todo o ciclo de vida dos veículos, mesmo os mais antigos e fora do período de garantia.

Conforme revelou a empresa, os novos Tectors serão comercializados no mercado a partir de R$ 155 mil (9.190), e de R$ 165 mil, preço sugerido para o 11.190.

A perspectiva da IVECO é obter 10% dos novos negócios do mercado dos modelos entre 8 e 11 toneladas. A empresa também reconhece os caminhoneiros autônomos (cerca de 60%) como os principais clientes dos novos produtos.

Test Drive Tector

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Test Drive Motorista

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Por: Redação Na Boléia

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