MENU
FECHAR MENU

Como amarrar cargas corretamente?

Por Pércio Schneider

Muitas vezes acidentes acontecem devido ao descaso ou má informação dos motoristas quando o assunto é Amarração

Na última edição comentei sobre a ocorrência de desgastes irregulares nos pneus causados pela má distribuição da carga sobre a carroceria, com destaque para a distribuição de materiais de construção.

Pouco depois vejo na TV a notícia de um caminhão que tombou em Ribeirão Preto – SP, ao tentar fazer uma conversão. Carregado de pneus, principalmente de máquinas e OTR, tinha como destino Unaí – MG. Na entrevista (cômica, por sinal) o motorista alegou estar rodando a 20 km/h e que um vento forte teria tombado o caminhão, como pode ser visto no link:

 http://eptv.globo.com/ribeiraopreto/noticias/NOT,2,2,364572,Caminhao+carregado+com+pneus+tomba+e+motorista+culpa+ventania.aspx

   Um jornal local publicou que, de acordo com a Transerp, órgão de trânsito do município, a causa foi a carga muito alta 

http://www.jornalacidade.com.br/editorias/cidades/2011/08/19/caminhao-tomba-na-entrada-de-bairro-em-ribeirao.html.

Pelas imagens mostradas no vídeo com a entrevista, é possível ver como foi feito o empilhamento, e realmente à carga estava muito alta. Some-se a isso a inclinação natural que ocorre ao ser feita uma curva e, mesmo em baixa velocidade, as chances de tombamento aumentam. Vento é muito pouco provável. Mesmo que fosse um baú, onde a superfície é muito maior, teria que ser uma ventania muito forte para tombar o caminhão, mesmo que estiver vazio. Não há informações de tempestades na região naquela data, nem ocorrência de queda de árvores, galhos, ou quaisquer outros danos comuns em situações como a alegada. 

De acordo com os fabricantes, pneus grandes como os mostrados na imagem devem permanecer em pé e não empilhados como é feito com pneus de carga e, quando novos, são vendidos com uma cinta metálica envolta por toda a circunferência para evitar deformações devido à flexibilidade da carcaça, que se deforma por causa do peso e das grandes dimensões quando vazios. É certo que para transportar na carroceria a tendência seja de colocar os pneus deitados, para evitar que rolem durante o percurso e caiam pelo caminho. O erro é fazer um empilhamento muito alto e mal acondicionado. Nas imagens é possível ver que também transportava algumas caixas e que umas poucas cordas eram utilizadas para prender a carga. 

Faz algum tempo que li numa revista que está cada vez mais difícil encontrar atualmente entre os motoristas, aqueles que sabem como arrumar e, principalmente, como amarrar as cargas. Não sei até onde essa afirmação é correta, mas uma coisa é certa: a quantidade de acidentes está aumentando. Basta acompanhar o noticiário para constatar essa realidade. 

Frotistas e entidades do setor de transportes têm dito que faltam motoristas para preencher as vagas disponíveis. Em março deste ano, notícia divulgada pelo portal da NTC & Logística estimava o déficit em 120 mil vagas. Só que esses mesmos frotistas e entidades muitas vezes preocupam-se em verificar qual a categoria da habilitação dos candidatos, e esquecem que ter habilitação apenas confere à pessoa o direito de dirigir, mas não necessariamente fazem dele um profissional. São necessárias muitas outras competências, entre elas a amarração de cargas. 

Recomendo ver o site www.amarracaodecargas.com.br. Tem muita informação útil e interessante.



  • Nenhum comentário encontrado

Deixar seu comentário

Postar comentário

0

Receba nossa Newsletter

Cadastre-se e receba as últimas notícias da Boléia

Feiras & Eventos

22/10/2014
Parque da Uva
Jundiai
SP
12/11/2014
Expo Center Norte
São Paulo
SP
18/11/2014
Expo Imigrantes
São Paulo
SP

EDITORA NA BOLÉIA

Tel. (11) 5034-8222

Rua Épiro, 93, casa 02

Vila Alexandria | São Paulo | SP

CEP 04635-030

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

fale conosco

NA REDAÇÃO

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

PARA ANUNCIAR

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Aplicativos

 

Redes Sociais

© Editora Na Boléia. Direitos Reservados. | by Oibê | Sitemap