Linha Ford Cargo Torqshift 2017
Linha Ford Cargo Torqshift 2017

Batizada de Cargo Torqshift, a nova família de caminhões da Ford é composta por seis modelos, que surpreendem pelas características inovadoras. O grande apelo da linha é a inédita transmissão automatizada de dez ou 16 marchas

Economia de combustível, robustez, melhor dirigibilidade e conforto e redução do custo de manutenção são os principais apelos da nova linha de caminhões que a Ford acaba de lançar no mercado.

Batizada de Cargo Torqshift, a nova família de caminhões da marca é composta por seis modelos (Cargo 1723 Torqshift, Cargo 1723 Kolector Torqshift, Cargo 1729R Torqshift, Cargo 2429 Torqshift, Cargo 1729T Torqshift e Cargo 1933T Torqshift).

Os lançamentos, que se destacam pela alta tecnologia e prometem uma revolução no setor, fazem parte da estratégia da companhia de crescer ainda mais no mercado brasileiro.

Os novos veículos contam com vários recursos – como os modos Performance, Economia e Manual, função Low, piloto automático inteligente, assistente de partida em rampa e indicador de marchas no painel.

Mas o grande apelo da linha é a inédita transmissão automatizada de dez ou 16 marchas, que apresenta uma construção robusta e uma série de recursos para otimizar o desempenho, o rendimento e a segurança do caminhão.

A Editora Na Boléia foi conhecer de perto os lançamentos, que surpreenderam pelas características inovadoras. Os veículos foram apresentados para a imprensa na primeira semana de março, com um test drive no campo de provas da Randon, em Farroupilha/RS.

2-1-11032016
Ford Cargo 1933

Uma das preocupações da Ford na concepção da nova linha Cargo Torqshift foi desenvolver produtos para atender todos os tipos de clientes de caminhões, sejam eles frotistas ou autônomos. “No segmento de caminhões, o frotista e o autônomo têm visões diferentes do produto. O frotista, cliente mais representativo, tem maior afinidade com novas tecnologias e busca essencialmente economia e rentabilidade. Já o autônomo, como usuário, prioriza o conforto ao dirigir e é importante pelo volume da categoria e seu papel como formador de opinião”, explica Antonio Baltar, Gerente geral de marketing e vendas da Ford Caminhões.

Com recursos avançados, a nova família torna-se uma opção muito interessante para os clientes que valorizam economia de combustível e menor custo de manutenção, mas, ao mesmo tempo, querem também melhor dirigibilidade e conforto.

Como revelou Baltar, os novos modelos Cargo Torqshift estão em linha com a tendência global de uso de transmissões automatizadas no transporte de carga.

Para se ter ideia, segundo dados da montadora, hoje, esse tipo de transmissão representa cerca de 20% do mercado, e a expectativa é crescer para 50% em 2017, chegando a 70% nos próximos cinco anos. Em alguns segmentos, como os extrapesados, deve chegar a 100%.

5-11032016
Ford Cargo 1933

Nova sensação de dirigir

Desenvolvida pela Eaton em parceria com a Ford e a Cummins, a nova transmissão tem funcionamento contínuo e suave, sem solavancos. Além disso, conta com recursos avançados que otimizam o desempenho, trazendo uma nova sensação de dirigir para o motorista.

“Por fazer as trocas de marcha sempre no regime ideal de rotação, o Cargo Torqshift nivela o desempenho dos motoristas. Assim, aumenta a economia de combustível e a vida útil da embreagem, reduzindo os custos de manutenção. Ao mesmo tempo, diminui a fadiga do motorista no trânsito urbano e em viagens longas”, diz Baltar.

A transmissão automatizada do Ford Cargo Torqshift é equipada com um atuador elétrico que faz a função do pedal da embreagem, abrindo e fechando quando necessário, e dois motores de corrente contínua para o acionamento da alavanca de engate. Uma unidade de controle eletrônico ainda garante a interface com o módulo do veículo.

Na função D (dirigir), o sistema seleciona a marcha de arranque adequada e faz uma troca otimizada. Na função M (manual), permite ao motorista assumir o controle e selecionar as marchas pelo botão na manopla em situações como rodagem fora de estrada ou subidas íngremes.

Já a função L (“Low”), exclusiva da Ford, possibilita que as marchas sejam reduzidas gradativamente de acordo com a velocidade e rotação do veículo. Além de segurar o veículo em declives, também é útil em situações como o acoplamento de colheitadeira, em manobra de ré.

17-11032016
Cargo Torqshift

Já na função Kickdown, o motorista controla o regime de trocas pelo pedal do acelerador. Pisando a até 90% do curso, ele funciona no Modo Economia, com trocas a 1.800 rpm. Com o pedal a 100%, as trocas ocorrem a 2.300 rpm, aumentando a aceleração.

Outro diferencial está no fato de a transmissão dos novos Cargos ser também mais econômica que a transmissão manual. Além disso, conta com proteção contra superaquecimento e possui disco com revestimento de cerâmica que aumenta em quatro vezes a vida útil da embreagem.

Comparada às transmissões automáticas, a automatizada da Eaton tem como vantagens o menor custo de aquisição e reparo, a maior economia de combustível e a facilidade de manutenção.

Os novos veículos também são dotados de piloto automático inteligente, que mantém a velocidade constante em subidas e descidas. A assistência de partida em rampa segura o caminhão por até três segundos em rampas com inclinação superior a 3%.

Outros lançamentos

Com o lançamento dos novos caminhões Torqshift, a linha Ford 2017 cresce de 26 para 34 modelos, oferecendo novas opções para ampliar a eficiência e a rentabilidade dos transportadores. A Ford também prometeu outras novidades para os próximos meses. Serão quatro novas versões com configuração de transmissão manual: Cargo 1419, Cargo 1519, Cargo 3129 e Cargo 3129 Mixer.

“Os novos modelos Cargo 2017 representam uma grande inovação de engenharia com a transmissão automatizada mais avançada do segmento. É um lançamento importante que virá acompanhado de outros modelos que permitirão a Ford continuar crescendo no mercado com soluções focadas na rentabilidade do frotista”, garante João Pimentel, diretor de Operações de Caminhões da Ford.

Segundo revelou a montadora, em 2015, a Ford foi a marca que mais cresceu na indústria de caminhões, com um ganho de 3,7 pontos porcentuais – de 14,3% para 18%. A companhia também manteve a liderança no segmento de caminhões semileves – com o modelo F-350 e 42% de participação – e no segmento de leves, com os modelos Cargo 816, Cargo 1119 e F-4000, com 31% das vendas.

Programa de serviços

No ano passado, a Ford ainda investiu forte em seu pós-vendas, área que se tornou um de seus focos principais de inovação de negócios. A marca lançou uma campanha para divulgar os quatro pilares da sua atuação nesse segmento: o Ford Service, o Ford Trac, o SOS Ford e o Disk Ford.

Cargo Torqshift_ Interior 05
Cargo Torqshift – Interior

O contrato de manutenção Ford Service, com três tipos de planos, tem como novidade a possibilidade de inclusão de caminhões usados, com até quatro anos. O Ford Trac combina segurança e telemetria em um sistema instalado de fábrica que conta com a tecnologia eletrônica mais avançada de comunicação. Entre outras funções, ele permite acompanhar o consumo instantâneo de combustível do veículo e o comportamento do motorista.

A Agenda Ford é um sistema que facilita o atendimento na oficina, com controle eletrônico de serviço em toda a Rede Ford Caminhões. O SOS Ford e o Disk Ford oferecem apoio de informações e assistência mecânica para os clientes em todo o Brasil.

Conheça as principais características de cada modelo:

Cargo 1723

Modelo médio com peso bruto total de 16.000 kg, o Cargo 1723 Torqshift tem capacidade máxima de tração de 32.000 kg, com motor de 230 cv e transmissão de dez marchas.

A Ford desenvolveu ainda a versão Cargo 1723 Kolector Torqshift, que chega praticamente pronto para implementação como coletor/compactador, com transmissão reforçada de dez marchas e peso bruto total de 23.000 kg com terceiro eixo instalado.

Cargo 1729

Cargo Torqshift 2429
Cargo Torqshift 2429

O médio Cargo 1729R Torqshift apresenta peso bruto total de 16.000 kg, tem motor de 290 cv e transmissão de dez marchas, com as opções de cabine simples e leito.
Cargo 2429

Um dos destaques da linha, o Cargo Torqshift 2429 tem transmissão de dez marchas, tração 6×2, peso bruto total de 23 toneladas e capacidade máxima de tração de 38.000 kg. Para este modelo, a Ford oferece dois anos de garantia. Os caminhões saem por R$ 220.000 na versão cabine simples e de R$ 228.000 na versão leito.

Nessa família, a Ford desenvolveu ainda o Cargo 1729T Torqshift, um cavalo-mecânico com cabine leito, transmissão de dez velocidades e capacidade máxima de tração de 38.000 kg, além do Cargo 1933T Torqshift com suspensão a ar, também um cavalo-mecânico com transmissão de 16 marchas e capacidade máxima de tração de 45.150 kg.

Alguns diferenciais da transmissão automatizada Eaton Torqshift

ECA – Atuador elétrico de embreagem, abrindo e fechando quando necessário.
Motor XY – Atuador de acionamento. Dois motores de corrente contínua que realizam a função de alavanca de engate.
ECU – Unidade de Controle Eletrônico – Módulo eletrônico de interface com a ECM do veículo.
Freio de inércia – Acionamento elétrico reduz o tempo necessário para troca de marchas.

Ford Cargo 1933 Interior Panoramico
Ford Cargo 1933 Interior Panoramico

Confira os principais benefícios da tecnologia Torqshift

Consumo:

Melhor consumo de combustível – 6% menor que a versão manual Ford.
Função (D-Dirigir) – Troca de marcha otimizada – seleciona a marca de arranque adequada.
Função (M – Troca Manual) – ajuda o motorista quando está trafegando fora da estrada ou em aclives íngremes.
Função (L – Low, declive) – marchas reduzem gradativamente de acordo com a velocidade e rotação do veículo.
Função Kick Down – modo de economia de combustível: modo economia (90% pedal do acelerador – a troca de marchas é feita a 1.800 rpm); Modo performance (100% pedal do acelerador – a troca de marchas é feita a 2.300 rpm).

Conforto:

Troca de marcha automatizada – evita 38 mil trocas de marchas numa operação de 6.500 km/mês.
Função assistência de partida em rampa – HLA – segura o caminhão por até três segundos (rampa com grau superior a 3%)
Troca de marcha linear – mais suave/mais conforto.

Ford 1933 Coluna de direcao
Ford 1933 Coluna de direcao

Padroniza a dirigibilidade dos motoristas.
Modo de Creep “arrastamento” – mantém velocidade constante (em baixa velocidade).
Piloto automático inteligente.

Manutenção:

Menos paradas para manutenção – aumento da vida útil da embreagem – 4 x maior frente à atual.
Proteção contra abuso de embreagem – evita o superaquecimento da embreagem através de: emissão de um aviso luminoso e sonoro; fechamento ou abertura da embreagem antes que a mesma venha a sofrer danos permanentes.
Proteção do motor contra over-speed (rotação fora da faixa ideal) – condição ideal de trabalho do trem de força.

Por: Redação – Editora Na Boléia

Cargo Torqshift 2429
Cargo Torqshift 2429
Ford 1723 Kolector
Ford 1723 Kolector
Cargo Torqshift - Interior
Cargo Torqshift – Interior
Ford Cargo1933 Bancos
Ford Cargo1933 Bancos
Cargo Torqshift - Interior
Cargo Torqshift – Interior
Ford Cargo 1933 Porta Objetos Teto Aberto
Ford Cargo 1933 Teto alto
Ford Cargo 1933 Porta Objetos Teto Aberto
Ford Cargo 1933 Porta Objetos Teto Aberto
Ford Cargo 1933 Painel Total - Noite
Ford Cargo 1933 Painel Total – Noite
Ford Cargo 1933 Volante
Ford Cargo 1933 Volante
Ford Cargo 1723 Kolector - Bancos
Ford Cargo 1723 Kolector – Bancos
Cargo Torqshift Interior
Cargo Torqshift Interior
Cargo Torqshift - Interior
Cargo Torqshift – Interior
Cargo Torqshift - Interior
Cargo Torqshift – Interior
Cargo Torqshift_ Interior
Cargo Torqshift – Interior

 

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.