Ford lança traje do sono para mostrar os perigos de dirigir cansado

Data: 06 de dezembro de 2018

1-4-06122018-minBeber e dirigir formam uma combinação perigosa no trânsito. Porém, existem outros fatores que podem interferir na condução e provocar acidentes. Um deles é dirigir cansado. Estudos mostram que os riscos de guiar cansado também são muito altos. De acordo com uma pesquisa feita pela Comissão Europeia, a fadiga é a principal causa em até 20% dos acidentes de trânsito. De acordo com especialistas, permanecer acordado por períodos superiores a 18 horas pode prejudicar as habilidades do motorista da mesma forma que exceder o limite de consumo de bebidas.

Diante desse contexto, a Ford desenvolveu o traje do sono, que permite aos usuários experimentar os efeitos que o cansaço pode causar. Por meio de óculos especiais, conectados a um aplicativo de smartphone, que simulam exaustão extrema, incluindo pequenos cochilos, os usuários têm a percepção de como a fadiga pode atrapalhar a condução.

O fato é que os cochilos podem fazer com que os motoristas dirijam às cegas por dez segundos ou mais, mesmo que seus olhos ainda estejam abertos, tempo suficiente para se percorrer centenas de metros.

Os óculos podem ser configurados para simular o desligamento do cérebro, de modo que o condutor não veja nada à sua frente por meio segundo e, posteriormente, por períodos cada vez mais longos, até dez segundos. Usado em conjunto com um boné, um colete e pesos nos braços e tornozelos, totalizando peso adicional de mais de 18 quilos, o efeito geral demonstra o grau de limitação dos motoristas cansados.

Conforme dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), os acidentes de trânsito são a principal causa de morte entre os jovens com idade entre 15 e 29 anos. Além disso, cerca de 1,25 milhão de pessoas perdem a vida todos os anos em decorrência de acidentes de trânsito no mundo.

O objetivo do traje do sono é conscientizar as pessoas sobre os perigos de dirigir cansado. Nos Estados Unidos, por exemplo, a maioria dos acidentes originados por exaustão ao volante é causada por motoristas com menos de 25 anos.

Assista ao vídeo.



1-5-06122018-min
1-3-06122018-min
1-2-06122018-min
1-1-06122018-min

Por: Redação Na Boléia

Data: 06 de dezembro de 2018

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.