1918 Ford Modelo TT
1918 Ford Modelo TT

Em 27 de julho, a Ford celebrou seu centenário de atuação no segmento de picapes. O primeiro lançamento, que deu início a essa história de sucesso, foi o Ford TT, em 1917, cuja evolução continuou com as atuais linhas Ranger e Série F, incluindo a F-150.

A primeira picape nasceu da visão de Henry Ford, que pensou em criar um veículo comercial com chassi reforçado e espaço para carga na traseira. Daí surgiu a primeira picape derivada do lendário Modelo T, que mudou a indústria automotiva e a própria natureza do trabalho.
Hoje, as picapes Ford estão entre os veículos mais emblemáticos da marca. A Série F é a picape mais vendida nos Estados Unidos há 40 anos consecutivos e o veículo mais vendido do mercado há 35 anos, com mais de 26 milhões de unidades. A Ranger está presente em centenas países, inclusive o Brasil onde tem longa tradição.
Uma lenda

Nove anos depois do lançamento do primeiro Modelo T, os consumidores queriam um veículo com maior capacidade de carga para uso em serviço e entregas. Em 27 de julho de 1917, a Ford respondeu com o Modelo TT, com o mesmo motor e cabine do Modelo T, mas com um chassi mais pesado capaz de transportar uma tonelada de carga útil. Com preço de fábrica de US$600, vendeu 209 unidades naquele ano.

Como no trator Fordson (lançado para a agricultura em 1917), Henry Ford imaginou um chassi capaz de acomodar diferentes caçambas e implementos fornecidos por terceiros, aumentando a versatilidade para o trabalho. Foi uma fórmula de sucesso: a Ford vendeu 1,3 milhão de Modelos TT até 1928, quando ele foi substituído pelo Modelo AA com chassi de 1,5 tonelada.

1948 Ford F-1
1948 Ford F-1

Henry Ford vendia suas picapes principalmente em áreas rurais. Como o Modelo TT, o Modelo AA era oferecido apenas como chassi-cabine, em dois comprimentos, com motor e eixo de maior capacidade. O segmento se tornou altamente competitivo e a Ford substituiu o Modelo AA pelo Modelo BB em 1933, usado em aplicações como veículo de entrega, transporte de animais e ambulância. Dois anos depois, a Ford introduziu o Modelo 50, equipado com seu famoso motor V8 Flathead.

Em 1941, a Ford vendeu mais de 4 milhões de picapes. A mudança da produção devido à guerra reduziu as vendas para os consumidores, mas trouxe um ganho de experiência na construção de picapes militares pesadas e 4×4 para transporte de pessoal. Um ano depois da retomada da produção para os consumidores, em 1947, a Ford aproveitou esse conhecimento para oferecer mais inovações aos clientes.

Esta primeira geração da Séria F ia da F-1 de meia tonelada à picape F-8 muito maior. Com a chegada da Série F de segunda geração em 1953, a Ford aumentou a capacidade e potência do motor e renomeou a linha. A F-1 tornou-se F-100 e as picapes F-2 e F-3 foram integradas na nova F-250. F-4 tornou-se F-350. As picapes Classe 8 formaram uma nova unidade de picapes comerciais, que trouxe as famosas picapes Séries C, H, L, N, T e W da Ford.

Ao longo desse período, as picapes da Ford começaram a parecer menos utilitárias, com pintura em dois tons, transmissão automática e sistemas aprimorados de climatização e rádio. A F-100 1953 introduziu novos itens de série como apoios de braço, luzes de cabine e quebra-sol. Com cabine mais baixa e mais larga, a nova picape tinha para-choques dianteiros integrados e design mais aerodinâmico.

1954 Ford F100
1954 Ford F100

Em 1957, a Ford estreou uma picape baseada em automóvel – a Falcon Ranchero. Anunciado como “Mais que um carro! Mais que uma picape!”, ela trouxe confortos de carro para os consumidores.

Em 1961 – 44 anos após o Modelo TT – a Ford introduziu a quarta geração da Série F. Mais baixa e elegante, estreou a revolucionária suspensão dianteira “twin-I-beam” da marca. O pacote Ranger de luxo surgiu em 1967, enfatizando o conforto e durabilidade, com direção e freios hidráulicos e chassi de perfil menor. A versão com cabine estendida SuperCab introduzida em 1974 trazia bancos mais confortáveis para uso profissional e familiar.

Sexta geração

Com a chegada da Série F de sexta geração, em 1975, a Ford substituiu a popular F-100 pela F-150, com maior capacidade para combater as picapes C/K da General Motors. Em 1977, a Série F assumiu a liderança de vendas que, 26 milhões de picapes depois, a Ford não perdeu mais.

Mais que veículos de trabalho, as picapes estavam se tornando rapidamente veículos familiares universais, segundo Kreipke. Em vez de alugar uma picape para um serviço ou reboque, as pessoas agora possuíam esses veículos para trabalhar e viajar com a família no fim de semana. As picapes da Ford se adaptaram à mudança do estilo de vida americano, mais ativo.
Versões especiais, como o pacote Lariat introduzido em 1978, ofereciam mais recursos de conforto, como ar-condicionado, bancos de couro, travas e vidros elétricos. Em 1982, a Ford lançou a Ranger, uma picape média totalmente nova. Versátil e eficiente, a Ranger rapidamente criou reputação de veículo robusto e capaz, fazendo sucesso em diversos mercados ao redor do mundo, incluindo o Brasil. Agora, depois de um período de sete anos, a Ranger será relançada na América do Norte em 2019.

1975 Ford F-150
1975 Ford F-150

F-150 e Ranger

Em 1998, a Ford lançou a Série F Super Duty, para serviço pesado. E expandiu a linha com novos pacotes de acabamento e tecnologia, como King Ranch, Platinum e Limited, trazendo bancos premium de couro, multimídia SYNC com navegação, teto solar, bancos aquecidos e maior capacidade de carga.

Os motores também evoluíram. A tecnologia de motor V6 EcoBoost estreou em 2011, com novo patamar de potência e economia. A F-150 2015 introduziu a carroceria de liga de alumínio de alta resistência, de nível militar, estendida depois às picapes Super Duty 2017.

A inovação continuou no segmento de picapes especiais, com as versões F-150 Harley-Davidson, SVT Lightning e Raptor – a primeira picape off-road de um grande fabricante inspirada nas corridas do deserto. A F-150 Raptor 2017 de segunda geração tem hoje motor V6 EcoBoost de mais de 450 cv, transmissão de 10 velocidades e um exclusivo sistema de gerenciamento de terreno, com diferencial e caixa de transferência e eletrônica.

 

1999 Ford F-150 Super Duty
1999 Ford F-150 Super Duty
2017-Ford-F-350-KingRanch_5533_HR
2017-Ford-F-350-KingRanch_5533_HR

Por: Redação Na Boléia

2 comentários sobre “Ford: 100 anos de história no segmento de Picapes

    • Alexandro, obrigada pelo contato. A Editora Na Boléia é uma empresa de comunicação, que veicula notícias sobre o setor automotivo e a indústria de caminhões. Não temos ligação diretamente com a Ford. Somente a empresa poderá te fornecer essa informação. Sugerimos que você entre em contato com os canais da Ford. De qualquer forma, também vamos tentar levantar essa informação para você. Abs.

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