XF105
XF105

Disposta a ingressar em novos nichos e aumentar sua participação no mercado brasileiro, a DAF Caminhões Brasil anunciou na Fenatran 2017 sua entrada no segmento off road. A marca está lançando no País os modelos CF85 e XF105 para operações de cana e madeira, produzidos na fábrica de Ponta Grossa, no Paraná.Embora os novos veículos só estejam disponíveis nas concessionárias somente em 2018, a montadora comercializou os produtos na Fenatran. O projeto dos caminhões off road da DAF começou há mais de dois anos, e já acumula 300 mil quilômetros rodados em testes na operação.

Novas Cabines
O CF85 off road está disponível em três opções de cabine: a DayCab, com teto baixo; a SleeperCab, com teto baixo e cama; e a SpaceCab, com cama e teto alto, a maior e mais espaçosa do segmento. A opção maior ainda tem como opcional o Skylight, faróis de teto, que proporcionam maior visibilidade durante operações noturnas em campo.

A linha XF105 off road está disponível em duas opções de cabine, ComfortCab e SpaceCab, ambas com cama e agregando todos os opcionais e diferenciais da linha CF. Os dois modelos também contam com o primeiro degrau de acesso à cabine reforçado, aumentando sua durabilidade.

CF85
CF85

Potência
Os dois modelos são equipados com motor PACCAR MX 13, de 12,9 litros. O CF85 com potência de 460 cv e o XF105 de 520 cv. A embreagem Sacks Heavy Duty e a transmissão ZFASTronic automatizada de 16 marchas, são preparadas para uso severo.

Os modelos contam também com seletor Dual Driving com modos de condução On Road ou Off Road, para respostas mais precisas e melhor desempenho. O eixo trativo Meritor tem redução nos cubos em relações de 4,55:1 ou 5,41:1.

A admissão de ar é do tipo ciclônica, com filtro centrífugo, com filtragem de até 80%, melhorando a performance do filtro, o que reduz o consumo de combustível. Ambos os modelos têm PBTC de 125 toneladas e CMT de até 175 toneladas.

“O XF105 off road atende à nova legislação que permite PBTC de 91 toneladas, em rodotrens de 11 eixos, uma solicitação do setor sucroalcooleiro. O motor de 520 cv é o mais potente da marca no Brasil’, completa Ricardo Coelho, Diretor de Desenvolvimento de Produto da DAF Caminhões Brasil.

Chassi recebe reforço
O chassi recebeu reforço para aplicações severas, com maior quantidade de carga. Há a possibilidade dos modelos serem equipados com reforço frontal para reboque, mais comum em operação florestal.

Todos os modelos possuem proteção de radiador. O padrão florestal conta também com proteção do cárter de óleo, e o padrão cana com redutor de nuvens de poeira para proteção do motor.
Com suspensão traseira trapezoidal, desenvolvida para 26 toneladas, o modelo pode chegar a 32 toneladas. Os para-lamas traseiros podem ser parciais em plástico, ou totalmente em alumínio, melhorando a manutenção da limpeza no caminhão.

Por: Redação Na Boléia

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