5-15092016As concessionárias brasileiras perdem cerca de R$ 1 bilhão em negócios todos os anos por conta de falhas no processo de captação e avaliação de seminovos e usados oferecidos como entrada para a compra de um carro zero quilômetro.

A estimativa é da AutoAvaliar, plataforma de comercialização de veículos entre concessionárias e lojistas, pertencente ao MegaDealer, grupo de soluções focadas na rede de distribuição de veículos.

De acordo com o sócio-fundador da AutoAvaliar e CEO da MegaDealer, José Rinaldo Caporal, quando o consumidor chega à concessionária para vender o seu usado e comprar um carro zero, sente-se refém da avaliação do vendedor. “Normalmente, as avaliações são subjetivas e quase sempre desfavorecem o consumidor. Com isso, a concessionária perde a venda de um zero quilômetro”, explica Caporal.

“No Brasil, por exemplo, de cada 100 carros avaliados, apenas de 20 a 40 são comprados”, explica Daniel Nino, sócio-diretor da AutoAvaliar. “No mercado norte-americano, essa taxa está acima de 50”, acrescenta.

Para Caporal, quem quer vender um carro zero, precisa saber trabalhar o carro usado e entender que as relações com o consumidor mudaram. “Se antes a única referência que havia era a tabela publicada em jornais, hoje essas informações estão literalmente na ponta dos dedos, ou seja, as pessoas costumam acessar a internet pelo celular, em qualquer dia, horário e local para se informar sobre o valor do seu carro”, afirma Caporal

“Portanto, ao chegar à concessionária, o consumidor já não aceita qualquer valor pelo seu veículo e vai procurar outra loja que pague um pouco mais pelo seu bem. O poder está na mão do consumidor e quem quer ter um negócio sustentável, precisa entender como esse processo acontece”, explica Caporal.

Não é à toa que essa mudança no cenário das relações de consumo tem um impacto econômico muito significativo. Segundo dados da Fenabrave, mais de 1,2 mil concessionárias fecharam as portas entre 2015 e 2106.

Por outro lado, a AutoAvaliar, que integra concessionárias e lojistas e conta com mais de 14 mil estabelecimentos cadastrados, está mudando o cenário brasileiro de vendas de automóveis usados e registra uma venda a cada 15 minutos por meio de sua plataforma.

Além de melhorar o processo de captação, que inclui uma melhor avaliação do usado, o sistema permite uma melhor distribuição dos carros usados. A estimativa da empresa é fechar o ano com mais de 40 mil veículos comercializados no pregão on-line.

Por: Redação Na Boléia

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.