Dicas: sinais que indicam desgaste nos itens de suspensão

Data: 01 de novembro de 2018

2-minManter a suspensão em dia é fundamental para a segurança do veículo. Mas nem sempre os motoristas percebem quando o carro ou caminhão apresentam desgastes nos itens de suspensão. O fato é que além do estado dos amortecedores, outros componentes podem interferir na estabilidade e dirigibilidade do veículo. Molas arreadas, rolamentos de rodas, buchas, batentes ou coxins danificados e falta de alinhamento da direção também prejudicam o desempenho do sistema de suspensão do veículo.

Conforme explicou Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da Nakata, amortecedores danificados aceleram o desgaste de outras peças do sistema de suspensão. Por isso, é recomendável avaliar todos os componentes da suspensão ao fazer a revisão no veículo.

Nesse aspecto, é preciso ficar atento a alguns sinais, como ruídos ou impactos acentuados, ao passar por buracos, lombadas ou valetas e falta de estabilidade e dirigibilidade, que são, geralmente, os primeiros indícios que os amortecedores podem estar comprometidos.

Silva ressalta ainda para outros sinais que podem indicar que os amortecedores estão danificados: vazamento de óleo, desgaste irregular dos pneus, balanço excessivo em arrancadas e frenagens e perda de contato do pneu com o solo. “Ao detectar alguma anormalidade, é melhor fazer uma inspeção de toda a suspensão”, comenta.

Por: Redação Na Boléia

Data: 01 de novembro de 2018

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.