3-13062017O eixo cardan é um item importante no veículo, que conta com diversos componentes, entre eles, cruzetas, luvas, ponteiras, garfos, mancais, flanges de acoplamento e terminais, os quais se precisarem ser substituídos podem gerar gastos expressivos. Para evitar esse problema, os especialistas recomendam realizar a inspeção preventiva periodicamente, pois caso o eixo cardan quebre, o veículo pode inesperadamente parar.

O fato é que a inspeção preventiva e alguns cuidados podem prolongar a durabilidade dos componentes do eixo cardan.“É essencial evitar sobrecarga, trancos e esforços excessivos e não se esquecer da lubrificação adequada”, comenta Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da Nakata.

Bastante simples, a lubrificação abrange as partes móveis do cardan – cruzetas, ponteiras e luvas. Na verdade, dois pontos são importantes na hora da lubrificação – atentar-se ao intervalo recomendado pelo fabricante e à graxa utilizada, classificada como extrema pressão 2.

As condições de uso do veículo também devem ser consideradas, segundo o especialista. Os intervalos para lubrificação estão relacionados com a utilização do veículo. Se o caminhão circula na cidade, o ideal é fazer a cada 10 mil km ou um mês. Em uso rodoviário, os prazos podem ser maiores: até 20 mil km ou três meses, o que ocorrer primeiro. Em aplicações severas ou fora de estrada, a lubrificação deve ser feita a cada 15 dias.

Caso seja necessária a troca de um dos componentes do eixo cardan, é fundamental exigir marca de qualidade para garantir durabilidade e eficiência das peças.

Por: Redação Na Boléia

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