Dicas para aumentar a vida útil dos pneus de veículos de carga

Data: 04 de setembro de 2018
Postado em: HOME SLIDESHOW, Pneu

1-1-04092018-minOs pneus são itens de segurança em um veículo. Além disso, para motoristas, frotistas e empresas, os pneus representam também um investimento importante. Portanto, é preciso ficar atento, pois realizando todos os cuidados necessários, o usuário consegue gerar ganho em quilometragem rodada, aumentando assim o seu custo-benefício.

Para José Carlos Quadrelli, gerente geral de Engenharia de Vendas da Bridgestone, uma prática de grande impacto para aumentar a vida útil dos pneus de caminhão, tanto em primeira vida quanto reformados, é o controle dos “5 Ladrões de Quilometragem”: Alinhamento, Balanceamento, Calibragem, Desenho de Banda e o Emparelhamento. “Se estes itens não forem bem avaliados e corrigidos, cada um deles, por si só, pode reduzir a quilometragem do pneu de 20% até 40%”, explica Quadrelli.

O rodízio de pneus é outra prática essencial e precisa ser feita periodicamente. “Ele evita o desgaste irregular, fazendo com que o desgaste aconteça de maneira mais uniforme, proporcionando um desempenho equilibrado do conjunto em termos de dirigibilidade, tração e frenagem”, comenta Quadrelli.

Outra dica importante é manter os pneus distantes dos derivados de petróleo ou solventes. Estes produtos atacam a borracha, fazendo com que ela perca suas propriedades físico-químicas e mecânicas, reduzindo a vida útil.

A recapagem, que permite reaproveitar com total segurança o pneu usado e adicionar a ele uma nova banda de rodagem (parte que entra em contato com o solo), também é uma prática consolidada no Brasil. Se realizado por um revendedor credenciado e com suporte do fabricante, o pneu reformado pode rodar tanto ou mais que um pneu novo e com 1/3 do valor de um pneu original.

Por: Redação Na Boléia

Data: 04 de setembro de 2018
Postado em: HOME SLIDESHOW, Pneu

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.