Primeiros caminhões DAF
Primeiros caminhões DAF

A DAF comemorou, em 1º de abril de 2018, 90 anos de história. Fundada em 1928, na cidade de Eindhoven, na Holanda, a companhia, que é subsidiária do grupo americano PACCAR desde 1996, atua com as marcas Kenworth e Peterbilt.

Para celebrar os 90 anos da DAF, a sede na Holanda lançou uma edição limitada do XF105 na Europa. São 250 caminhões com cabine Super Space na versão 4×2 para os mercados do continente europeu e 6×2 para o Reino Unido e Irlanda. Os veículos vêm equipados com um pacote de opcionais premium, faixas exclusivas e design exterior diferenciado. Os modelos contam com três cores metálicas exclusivas, e uma versão artesanal do logo histórico foi inserida na frente do caminhão, bem como nas laterais e na parte traseira da cabine.

História de sucesso

A trajetória de sucesso teve grandes marcos. Um deles foi em 1933, quando uma oficina de ferreiro se transformou em uma fábrica de pequenos implementos para, em seguida, começar a produção de caminhões. O estilo arrojado dos irmãos Hub e Wim van Doorne, fundadores da marca, levou a DAF à vanguarda no mercado de caminhões.

Um outro marco na história da DAF foi a criação, em 1973, do turbo com intercooler, uma tecnologia que atendia à demanda por motores mais potentes com menor consumo de combustível. Posteriormente, essa tecnologia se mostrou eficiente para emitir gases menos poluentes.

Primeiro turbo com intercooler
Primeiro turbo com intercooler

Em 1994, a empresa trouxe conceito da cabine Super Space, que definiu novos padrões em tamanho e conforto. A criação dos modelos que são sucesso mundial até os dias atuais começou alguns anos depois. Em 1997, foi desenvolvida a linha XF. No ano seguinte foi a vez do CF e, em 2001, os caminhões médios LF.

Atualmente, a montadora conta com fábricas localizadas em Eindhoven, na Holanda; Westerlo, na Bélgica; Leyland, no Reino Unido; e Ponta Grossa, no Brasil. No ano passado foram produzidos mais de 60 mil caminhões na Europa e Brasil, o melhor resultado dos últimos nove anos.

A DAF foi também uma das primeiras empresas a lançar o câmbio CVT. Nos anos 1950, a montadora fabricava carros para atender à alta demanda da Europa pós-guerra. Em 1958 o modelo DAF 600 estreou com a primeira versão do câmbio Variomatic e o veículo era equipado com motor de 600cm² e 22cv.

Na década de 1980, os caminhões DAF foram grandes estrelas no Rally Dakar. Os veículos ganharam destaque quando dirigidos pelo holandês Jon de Rooy, que criou máquinas impressionantes, como o DAF 95 Turbo Twin, equipado com dois motores diesel 11,6 litros de cilindrada montados no centro do chassi, logo atrás da cabine. A potência combinada era de 1.200 cavalos de potência

Lançamento Super Space Cab
Lançamento Super Space Cab

e torque de 4.000 Nm, que levavam o caminhão a mais de 220km/h.

Aprimoramentos

Como parte dos esfrços para aprimoramento de seu portfólio, em 2017, os modelos CF e XF foram remodelados na Europa garantindo maior eficiência de combustível com um consumo 7% menor. O torque máximo dos motores PACCAR MX-11 e MX-13 teve um aumento significativo, e está disponível a partir de 900 rpm, ampliando a faixa econômica e permitindo o trabalho do motor em menores rotações. Em sua nova versão, os motores PACCAR MX-13 agora podem gerar até 530cv e 2.600Nm de torque já a partir de 1.000 rpm.

No Brasil

A empresa chegou ao Brasil em 2011 e, em dois anos, construiu sua planta em Ponta Grossa, no Paraná. A unidade está situada em um terreno de 2,3 milhões de m², a maior área do Grupo PACCAR no mundo.

Desde a sua chegada, a marca vem conquistando espaço no mercado com os modelos extrapesado XF105 e o pesado CF85. Em novembro de 2015, a unidade brasileira também passou a produzir os motores PACCAR MX, propulsor que integra os dois modelos de caminhões nacionais DAF.

Primeiro grande projeto da engenharia brasileira em parceria com a matriz na Holanda, a DAF Caminhões Brasil lançou em 2017 as versões off road dos modelos XF105 e CF85. Focado em operações fora da estrada de cana e madeira, CF85 off road possui três opções de cabine: a Day Cab, com teto baixo; a Sleeper Cab, com teto baixo e cama; e a Space Cab, com cama e teto alto, a maior e mais espaçosa do segmento. A opção maior ainda tem como opcional o Skylight, faróis de teto, que proporcionam maior visibilidade durante operações noturnas em campo.

A linha XF105 off road conta com uma Space Cab com cama e os mesmos atributos da linha CF. Os dois modelos são equipados com motor PACCAR MX 13, de 12,9 litros. O CF85 com potência de 460 cv e o XF105 de 520 cv.

Primeira linha XF
Primeira linha XF
Primeira linha CF
Primeira linha CF
Primeira linha LF
Primeira linha LF

Por: Redação Na Boléia

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