Curiosidades do Corcel, um modelo que já foi o queridinho do Brasil

Data: 31 de agosto de 2018

3-31082018-minNem todos presenciaram, mas quem não ouviu falar do Corcel? Um veículo que fez um imenso sucesso na década de 1980. O carro contou com várias séries especiais durante sua trajetória e, hoje, é possível ainda ver alguns desses exemplares que se tornaram verdadeiras raridades.

Para eternizar esse modelo queridinho do Brasil, os autores Rogério de Simone e Fábio C. Pagotto lançaram a coleção Clássicos do Brasil, da Editora Alaúde, que traz algumas curiosidades de cada série do Corcel.

Confira algumas dessas curiosidades:

Série Cinco Estrelas

A Série Corcel II Cinco Estrelas foi lançada em 1982 para Corcel e Belina II, com base na versão L. Era oferecida na cor exclusiva dourado metílico, rodas de ferro esportivas, relógio digital e conta-giros. Em 1984, a série ressurgiu mais elaborada e diferenciada, com pintura em tom de verde metílico exclusivo, vidros verdes, frisos e maçanetas pintados de preto, faixas laterais exclusivas em vermelho e preto, bancos com novo tecido preto e as mesmas rodas esportivas da versão anterior. Já utilizava o novo motor CHT, ainda para a Belina um exclusivo bagageiro de teto e protetor do compartimento de bagagem.

Série Os Campeões
Por ocasião do GP Brasil de Fórmula 1, em março de 1983, a Ford apresentou a série especial Os Campe.es para o Corcel II, baseada na versão LDO, sempre na cor preta e com detalhes em cor dourada, como frisos e rodas, homenageando as cores da vitoriosa equipe Lotus JPS de Colin Chapman. O motor era 1.6 a álcool e o carburador de corpo duplo foi recalibrado para combinar com o novo comando de válvulas, utilizado com maior ângulo de cruzamento de válvulas. Seu desempenho era um pouco melhor do que o da versão original. Possuía ainda um pacote diferenciado de equipamentos.

Série Astro
Já em 1985, a linha dos reestilizados Corcel e Belina incorporava o visual e o painel da linha Del Rey. A série especial Astro podia ser encontrada nas cores Ouro Quartzo ou Prata Strato, e vinha com itens exclusivos como faixas laterais, molduras das janelas e para-choques pretos, relógio digital no teto, calotas especiais (do Escort GL) e revestimento de bancos com o tecido similar ao do esportivo Escort XR3, além de bagageiro no teto na perua

Por: Redação Na Boléia

Data: 31 de agosto de 2018

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.