5-05052016Muitas vezes, o preço de pneus comercializados em países vizinhos, como o Uruguai e o Paraguai, é atrativo. Mas comprar pneus fora do Brasil é uma prática ilegal. A fiscalização na fronteira é bastante rigorosa e, em alguns casos, o veículo pode ser apreendido ao tentar voltar para o país de origem com determinados produtos.

O fato é que se o turista quiser o pneu, ele terá de pagar a taxa de importação, o que torna a compra menos vantajosa economicamente. No Paraguai, por exemplo, se o turista for pego na fronteira, é possível fazer a legalização mediante o pagamento da alíquota de importação, que pode chegar a até 50% do valor do produto na nota fiscal.

Além do sério risco de enfrentar problemas na fronteira, o motorista não tem informações sobre a procedência do produto, tampouco qualquer garantia para o caso de precisar trocá-lo. Um golpe comum aplicado por criminosos é fazer uma roupagem para um pneu velho e vendê-lo como novo. A finalidade é óbvia: ganhar dinheiro em cima de quem não percebe o truque e quer economizar.

Ao comprar um pneu sem certificação e de baixa qualidade, o motorista está colocando em risco o próprio carro e todos os passageiros. Há chances, por exemplo, de o pneu ficar careca mais rapidamente e até estourar. No final das contas, o consumidor precisará comprar um novo pneu para repor este danificado, gerando mais custos. Pense nisso!

Por: Redação Na Boléia

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.