XF105
XF105

A DAF equipou os caminhões comercializados no Brasil com o sistema MX Engine Brake, freio motor desenvolvido para dar mais segurança aos motoristas, economizar combustível e aumentar a vida útil dos pneus de tração e componentes do freio primário. O mecanismo utiliza o próprio motor do caminhão atuando de forma combinada (cabeçote + exaustão) para auxiliar na frenagem, reduzindo a marcha em grandes descidas.

Segundo a empresa, o sistema oferece força de frenagem de 430cv a 2.100 rpm. Por atuar em rotações menores, fora da faixa vermelha de rotação, gera menos ruído e não interfere na vida útil dos componentes do motor.

“O sistema é eficiente e livre de manutenção, não coloca em risco a operação do motor e auxilia na economia do sistema de freios. É mais segurança para o motorista na estrada, além de gerar economia de combustível“, diz Luis Gambim, Diretor Comercial da DAF Caminhões Brasil.

O mecanismo também pode ser utilizado para desaceleração em tráfego normal, com isso o motorista consegue ter maior velocidade média durante sua viagem com total segurança e maior capacidade de frenagem do veículo.

Por: Redação Na Boléia

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.