Atenção à manutenção do ar-condicionado automotivo

Data: 11 de abril de 2019

3-1-11042019-minO motorista entra no carro, liga o ar-condicionado automotivo e pronto: parece que o vento do aparelho já ajuda a relaxar e a se sentir bem. Provável que você já tenha sentido essa sensação, não é mesmo?

O que muitos não sabem é que não basta clicar no botão de ligar do ar-condicionado para manter esse equipamento funcionando. Assim como outras partes do carro, o ar também possui um jeito certo de ser usado. Entenda melhor esse assunto!

Ligado uma vez por semana

Quando chegam os dias mais frios, grande parte dos motoristas deixa de usar o ar-condicionado, às vezes, até por meses. Porém, o indicado é que o aparelho seja ligado pelo menos uma vez por semana. Caso contrário, ele poderá perder o gás refrigerante. Isso ocorre, sobretudo, em automóveis mais antigos.

Depois de ficar no sol

Um dos grandes equívocos cometido pelos motoristas é ligar o ar-condicionado, logo após o veículo ter ficado um longo tempo no sol. O melhor para evitar o desgaste do aparelho é abrir as portas e janelas para que o “bafo quente” saia. Depois disso, o sistema deve ser acionado de baixo para cima. Assim, o ar frio irá refrigerar uma área maior e não reaproveitar o ar quente.

Ar-condicionado em dias frios

O ar-condicionado automotivo não serve apenas para os dias quentes. Ele pode ser usado também para desembaçar os vidros, seja com ar quente ou frio.
Recirculação do ar-condicionado

A função de recirculação impede o ar exterior de entrar no veículo. É possível usar isso, por exemplo, ao transitar atrás de um caminhão que solta fumaça. No entanto, não é recomendável usar essa função sempre, pois pode deixar o ar viciado.

Manutenção

Da mesma forma que um ar-condicionado doméstico, o automotivo precisa passar por manutenção a cada seis meses em média. Esse serviço ajuda a limpar o filtro do aparelho, evitando proliferação de microorganismos e alergias.

Segundo Affonso de Castro, CEO da Rhino Auto Parts, o compressor é uma peça que precisa de atenção. Quando ele não está em boas condições, o aparelho todo perde o rendimento. Por esse motivo, ele afirma, os compressores automotivos são os campeões de vendas no verão, chegando a apresentar crescimento de mais de 40% nas vendas nessa época do ano.
Na estrada

Existem muitas dúvidas sobre se é melhor andar com o ar-condicionado ligado ou as janelas abertas, e o que isso influencia no combustível. Se a velocidade estiver baixa, 60 km/h em média, a economia é maior ao deixar as janelas abertas. Acima disso, porém, a aerodinâmica do veículo funciona melhor com as janelas fechadas e, consequentemente, o aparelho ligado.

Tomando os devidos cuidados, é possível fazer com que o ar-condicionado dure pelo máximo de tempo estipulado pelo fabricante. Ao observar que o aparelho apresenta problemas, o motorista deve resolvê-los o quanto antes.

Por: Redação Na Boléia

Data: 11 de abril de 2019

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.