Ações educativas na Semana Nacional de Trânsito

Data: 18 de setembro de 2017

3-19092017O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) promoverá uma série de ações dentro da Semana Nacional de Trânsito visando mudar uma triste realidade: a cada 90 minutos uma pessoa perde a vida no trânsito no Estado. Estabelecida pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a Semana Nacional de Trânsito reúne os órgãos de trânsito de todo o País, sempre de 18 a 25 de setembro, para debater o tema.

Por meio do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, o Governo de São Paulo apoiará mais de mil iniciativas durante a semana. Órgãos estaduais e municípios conveniados ao programa foram mobilizados para conscientizar a população sobre a importância de evitar comportamentos de risco no trânsito.

O fator humano é o principal causador de fatalidades no trânsito. Segundo dados do Infosiga SP, 94% dos acidentes fatais são causados por negligência de condutores ou pedestres.
As campanhas desenvolvidas em todo Estado visam, principalmente, a alertar a população sobre os perigos de comportamentos de risco. Dirigir alcoolizado, não usar o cinto de segurança, exceder os limites de velocidade e usar o celular ao volante são alguns exemplos.

“No dia a dia, vemos a necessidade de se mudar a visão das pessoas para o trânsito. Ao assumir a responsabilidade de manter a segurança em nossas ruas e estradas, contribuímos efetivamente para um trânsito mais seguro, humano e cidadão”, diz o presidente do Detran.SP, Maxwell Vieira.

“O desafio de mudar a realidade de nosso trânsito passa por uma mudança de comportamento”, explica a coordenadora do Movimento Paulista, Silvia Lisboa.

Além das ações de cunho educativo, 11 cidades receberão operações do Programa Direção Segura, ação integrada de fiscalização da Lei Seca que reúne o Detran.SP e as polícias Civil, Militar e Técnico-Científica.

Confira as ações do Detran.SP:
• Parque Villa-Lobos: Na capital paulista, diversas atrações gratuitas no Parque Villa-Lobos promoverão a segurança viária para adultos e crianças. Realizado em parceria com o Movimento Paulista e a Polícia Militar, o evento segue até o próximo domingo (24), das 9h às 17h. A programação inclui minipista para crianças, exposição de veículos antigos, exibições do canil e da cavalaria da PM e viaturas de resgate do Corpo de Bombeiros. Durante a semana, o Programa Clube do Bem-Te-Vi promoverá oficinas com crianças da rede estadual de ensino. A previsão é que cerca de 800 crianças de 6 a 10 anos participem da ação, incluindo uma turma formada por deficientes auditivos.

• Guerrilha Trânsito + Gentil e Bike Banners: Durante toda a semana, blitze educativas da Porto Seguro, parceira do Detran.SP, distribuirão kits aos motoristas em grandes cruzamentos da capital e de São Caetano do Sul. Bike Banners circularão nas principais ciclovias das duas cidades também com mensagens educativas. Nos dias 23 e 24, a Porto Seguro também oferecerá inspeções veiculares gratuitas para carros e picapes de até 4.000 kg. A inspeção avalia itens como alinhamento, suspensão, sistema de freios, bateria e alternador e luzes. Locais: Praça Heróis da Força Expedicionária Brasileira, em Santana, São Paulo; e Espaço Verde Chico Mendes (Av. Fernando Símonsen, 566), em São Caetano do Sul.

• Dia Mundial Sem Carro: O Detran.SP recomendou a todos os seus funcionários e colaboradores que no Dia Mundial Sem Carro (sexta, 22) deixem o automóvel de lado. A sugestão vale tanto para veículos próprios quanto para os que estão a serviço do órgão. A ideia é que, nesse dia, eles utilizem outras formas para se deslocarem, como transporte público, bicicleta ou mesmo a pé. O Dia Mundial sem Carro nasceu na França em 1997 e foi aos poucos adotado por várias cidades do mundo para levantar a discussão sobre a importância da mobilidade urbana.

Por: Redação Na Boléia

Data: 18 de setembro de 2017

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.