A importância dos cuidados com os filtros da frota de caminhões

Data: 24 de maio de 2018

01-24052018-minVocê cuida do motor da sua frota de caminhões da maneira correta? Esse é um dos detalhes mais importantes para o bom funcionamento de suas máquinas, mas poucos se atentam a ele, só percebendo a gravidade do problema quando já está na manutenção.

Esse cuidado deve ser feito antes de acontecer qualquer imprevisto. Por isso, explicaremos como você pode ter os melhores filtros para sua frota de caminhões, além de informações essenciais sobre a manutenção preventiva.

FILTROS DE AR:

Os filtros de ar capturam toda a poeira, sujeira, insetos, seiva, folhas e quaisquer outras impurezas que possam ser sugados após a entrada de ar na grade do veículo e no próprio motor. Sem o filtro de ar, esses contaminantes podem comprometer o motor, causando o seu desgaste

FILTROS DE ÓLEO E HIDRÁULICOS:

O óleo bem filtrado e limpo é indispensável para a vida longa do motor, além de proteger o sistema hidráulico do desgaste desnecessário. O trabalho do filtro de óleo é remover contaminantes sólidos, tais como: partículas de sujeira, carbono e metal do óleo. Isso para que as superfícies dos rolamentos não sejam danificadas.

FILTROS DE COMBUSTÍVEL:

A qualidade do combustível utilizado é um fator muito importante para obter o desempenho satisfatório do motor. Por isso, os filtros de combustível são úteis para seus motores. Com eles, é feita a separação precisa de partículas, evitando o desgaste da bomba de alta pressão e da unidade injetora.

OS FILTROS DE SUA FROTA PRECISAM SER TROCADOS!

Não se esqueça de que se você já possui filtros em seu motor, eles precisam ser trocados. Isso mesmo, não adianta você ter os melhores filtros sem a manutenção depois.

Seu filtro pode estar entupido com sujeiras, permitindo a circulação de óleo sujo, o que diminui a vida útil do motor e seus componentes. O filtro de ar pode, também, ficar sujo, aumentando o consumo do combustível, causando o desgaste do motor. Além de que, um filtro de ar sujo, aumenta a emissão de poluentes. E, por último, o filtro de combustível pode estar saturado, podendo até parar o motor. Por isso, é importante ficar atento às especificações do fabricante para eventuais trocas.

Colaboração: GHT

Por: Redação Na Boléia

Data: 24 de maio de 2018

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.